segunda-feira, 28 de abril de 2014

Espaço Educação: A capacidade de ir além

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Somos seres feitos para ser mais, ir além. Mas para isto é necessário planejar o caminho que pensamos percorrer. Às vezes caímos na tentação de pensar que apenas “mentalmente” seremos capazes de planejar nossa vida (e talvez alguns até consigam... Você é um/a desses/as?).

Mas antes de chegar a uma conclusão, acompanhe comigo:
Imagine você hoje escrevendo em um caderno um pouco de sua vida (família, relacionamento, amigos, trabalho, lazer, igreja, sentimentos, desejos). Depois, no outro dia você volta e lê o que escreveu, e começa a escrever um pouco do que você realmente acredita, seus sonhos, aonde você quer chegar. Depois começa a escrever a maneira como você planeja chegar aos seus sonhos...

Depois você vai revisitando seu projeto, modificando coisas que percebe incoerentes, coisas que em momentos de reflexão e de oração percebeu serem contraditórias.

Agora me diga, qual seria a melhor maneira de planejar a sua vida? Escrevendo?  Ou “mentalmente”?

Se você acredita mesmo que não é necessário escrever, então não escreva!

Mas se você percebe que escrever ajuda, então pense nessa proposta. E se um dia optar usar desta “maneira” de se projetar a vida, comece!

Planejar a vida leva a uma maior liberdade...

Mas tenha claro, fazer um Projeto de Vida exige dedicação e vontade. Não pode ser uma obrigação. Deve partir de uma profunda necessidade. Necessidade de assumir a sua vida.

“Ao elaborar o projeto de Vida fica evidente que estamos assumindo a vida e, tomando-a em nossas mãos, queremos direcioná-la, fazendo-nos sujeitos da História, sendo cada vez mais livres, encontrando o sentido da vida” (Marcando História: Elementos para construir um Projeto de Vida).

Quanto mais planejamos, mais sabemos o que estamos fazendo e para onde estamos indo. Fica mais difícil entrarmos em modismos desse jeito. Enfim, planejando nossas vidas nos tornamos sujeitos da nossa própria história, e por isso somos mais livres. Mas o que significa ser livre? Devemos tomar cuidado na resposta, pois sem refletir podemos dizer que ser livre é “deixar a vida nos levar”, sem planejamento algum. Se você fizer isto, deixar a vida te levar, vai estar seguindo qualquer proposta oferecida pela sociedade. Isto é ser livre?

E para refletir um pouco mais eu vos convido a ler a mensagem de Marina Colasanti.

EU SEI QUE A GENTE SE ACOSTUMA... MAS NÃO DEVIA (link)

Um comentário:

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.