terça-feira, 29 de abril de 2014

Opinião: Revolução das #hashtag# contra o Racismo?

por Rodrigo Szymanski 
 - cocalcomunitario@gmail.com

As coisas andam estranhas mesmo. O mundo anda ao avesso. Nestes últimos tempos virou moda protestar. Não que eu ache isso ruim, muito pelo contrario, acho isso ótimo. É sensacional que as pessoas começaram a aderir a posturas críticas.

Até algum tempo, protestar era visto com maus olhos pela sociedade. Lutar por melhorias? Brigar por dignidade? Defender direitos humanos? Resistir ao sistema? Tudo perda de tempo!

Um boom de #hashtag# movimenta as redes sociais e leva o debate para a vida (assim espero). Mas qual a análise que faço para aderir a um “movimento revolucionário das hashtag”? (por favor, não me entenda mal, eu acho que devem continuar). Nesta última semana dois movimento balançaram as redes sociais,  #avidaésagrada, sobre a morte do DG, dançarino do programa Esquenta (Rede Globo), apresentado por Regina Casé, e #somostodosmacacos, criado por Neymar (aderida por artistas globais), em referência à ação de racismo contra Daniel Alves, que comeu uma banana jogada em campo.

Bom, a morte de jovens negros nas periferias, em especial pelo extermínio feito pela polícia não é tema de hoje. Há muito tempo se debate estes temas, preocupação que não nasceu agora. Sim, os jovens morrem nas periferias! Sim, a polícia mata! Sim, o estado não esta nem aí para as periferias! Sim, o tráfico é um problema seríssimo! A juventude negra possui os maiores índices de homicídios, desemprego e baixa escolaridade do Brasil. Mas, “graça” a Rede Globo parece que a população internauta acordou e saiu em defesa da vida destes jovens? Ou somente deste jovem? Até alguns dias atrás existia uma defesa de que a barbárie que fizeram em amarrar um jovem negro a um poste era normal. Para muitos até a solução dos problemas. O grito pela redução da idade penal sem debate ainda ecoa. Podemos perguntar, #avidaésagrada somente para alguns? Ou para todos?

Da mesma forma, a campanha #somostodosmacacos. Que por sinal foi criado por uma agência de publicidade (acho que a atitude do jogador no momento foi inteligente. Movimentou os defensores dos direitos humanos e principalmente os agentes dos movimentos negros. Macaco é o termo pejorativo que sempre foi usado como forma de expressar que os brancos são diferentes dos negros, e os negros não são humanos! Não podemos achar que a opressão é normal #SomosTodosHumanos! Esta adesão maciça de artistas globais, sem um debate com os movimentos negros causa estranheza. Pois os mesmos que negam o racismo negam os programas de políticas afirmativas, como as cotas raciais. Negam a falta de oportunidade para negros, negam as divisões por cor, são os mesmos que se afirmam como #somostodosmacacos.

Agora cabe uma reflexão profunda destes temas, e de tudo o que esta por trás. O racismo existe no Brasil e mata. Não podemos tratar temas como estes, vitais a existência, como mero “protesto de hashtag”. É preciso chegar à raiz do problema, o cerne das contradições de nossa sociedade.  Devemos sim nos manifestar, gritar contra as injustiças, devemos sim ser “indignados e rebeldes”. Porém, precisamos compreender o todo, e o melhor para isso é ir às fontes de quem a anos dedica à vida em defesa destes temas. Conhecimento nunca é de mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.