domingo, 24 de novembro de 2013

Grupo Antitabagismo de Cocal ajudou dez pessoas a pararem de fumar

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Mais da metade das pessoas que participaram do Grupo Antitabagismo de Cocal do Sul conseguiram parar de fumar neste ano. O objetivo do Programa é ajudar os participantes a largarem o vício, melhorando a qualidade de vida. O tratamento tem duração de quatro meses e conta com acompanhamento psicológico, médico, nutricionista, dentista, reuniões de grupo e medicamentos. As ações envolvem desde a troca de experiências e apoio entre os participantes até as dicas para evitar a recaída.

“Sessenta e cinco por cento das pessoas conseguiram parar de fumar. É um número bastante alto. Já temos ainda uma lista de espera e a Secretaria de Saúde está estudando a possibilidade de abrir mais um grupo no período noturno”, comentou o enfermeiro Sydney Duarte de Oliveira, coordenador do programa.

Cocal tem 16 participantes no Programa de Controle do Tabagismo de Cocal do Sul. Desses, 10 tiveram resultados surpreendentes e pararam de fumar.

A dona de casa Judite Henrique Mendes, de 41 anos, fumava há 40 anos e não conseguia parar de fumar. “Devo essa conquista ao programa, pois aqui a gente conversa, tem conhecimento dos malefícios à saúde, fica com medo. A gente não imagina como o cigarro faz tanto mal. Eu já estava com problemas no pulmão, mal conseguia subir um morro. Levei 18 dias para deixar de colocar o cigarro na boca. Hoje não suporto mais o cheiro dele, eu que não o tirava da boca nem para lavar a louça. Eram duas carteiras por dia. Graças a Deus não sinto falta e recomendo o grupo para todas as pessoas que fumam, vale à pena”, destacou.

Os encontros ocorrem na sala de reunião do Pronto Atendimento Central todas as terças-feiras, no período da tarde. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone 3447-6765 e falar com o enfermeiro Sidney.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.