sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Cocal fará experimento com tilápia mais resistente às baixas temperaturas

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A cidade de Cocal do Sul será referência na região na área da piscicultura, com uma nova linhagem de tilápia, resistente às baixas temperaturas. Seis tanques vão ser instalados no Rio Comprudente, onde serão depositados 2 mil crias de peixe. O teste será realizado durante os próximos três anos. 

“Nossa dificuldade é que a tilápia não tem manuseio no inverno. Ela só pode ser retirada para o consumo e não pode ser transferida de um tanque para o outro, caso contrário é perda total. No inverno a gente fica sem peixe, ou seja, se faltar no tanque, não temos onde buscar. Se essa experiência der certo teremos mais uma opção de trabalho”, destacou o produtor Lourival Rosso.

“Esse experimento será uma avaliação com uma espécie de tilápia melhorada nos EUA. Algumas matrizes foram trazidas para o Brasil e estão sendo desenvolvidas pela Epagri em Santa Catarina. O problema da tilápia produzida hoje é a não resistência às baixas temperaturas, o que impossibilita o seu cultivo durante o inverno. Se a experiência foi aprovada, o peixe poderá resistir até 2°C a mais, o que equivale a 20°C para nós. Para a região será altamente vantajoso, fazendo com que a produção do peixe gire durante todo o ano”, explicou o engenheiro Agrônomo, Cleyton Pereira.

“Essa é uma oportunidade para os nossos produtores. Estamos bastante motivados com essa experiência, pois colocará Cocal como referência e possibilitará vantagens e maior ganho ao agricultor do município e da região”, avaliou o prefeito Ademir Magagnin. 

A iniciativa é uma parceria entre Epagri, que irá desenvolver o projeto; a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, que esta fazendo a parte de mão de obra, e do proprietário que cedeu as instalações e será responsável pela alimentação dos peixes.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Um comentário:

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.