segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Espaço Educação: Bem Viver... Romper é preciso!

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Inicio esse texto com uma pergunta: É possível vivermos em comunidade competindo uns com os outros?

Quando me vêm a mente uma comunidade, assim como o nome diz, visualizo uma lógica em que as pessoas que fazem parte se ajudam, em que ninguém consegue sobreviver com o sofrimento do outro e assim acaba por se ajudar.

Numa comunidade as pessoas cooperam, constroem juntas... Perde totalmente o sentido quando nela as pessoas entram num enfrentamento para ver quem ganha. Enquanto participante da Igreja Católica, nela usamos frequentemente o termo comunidade e acreditamos que a Vida em Comunidade reflete uma Vida de seguimento a Jesus, pois assim Ele o fez... Mas que comunidade é essa quando um explora o outro? Somos comunidade só porque vivemos na mesma região, no mesmo bairro? Não!

Quem vive em COMUNIDADE vive em HARMONIA uns com os outros.

O Bem Viver propõe que esta Harmonia vá além das relações entre os seres humanos, mas que se estenda também a todos os outros seres vivos, a toda a natureza.

Não adianta criarmos, por exemplo, uma sociedade em que todos tenham o mesmo salário, o mesmo descanso... Enfim na qual os seres humanos possuam os mesmos direitos se a Natureza e os outros seres vivos forem explorados para isso. Perde-se a Harmonia. Seres Humanos... Seres Vivos... Natureza devem ter uma relação de igualdade.

Para construirmos a sociedade do Bem Viver, na qual TODOS vivam em harmonia numa verdadeira comunidade, é necessário que rompamos com o que esta posto.

O rompimento é necessário!

Essa ruptura pode acontecer aos poucos, com SIMPLICIDADE, ao longo de nossas Vidas. Não acredito que as mudanças devem acontecer instantaneamente, mas aos poucos. Seja rompendo as relações de trabalho, seja rompendo com a competição, seja ensinando nossas crianças a sonhar, seja... seja... E aos poucos vamos construindo um mundo melhor.

Pra conseguirmos isto basta uma coisa: Saber Viver... Saber levar nossa Vida.. Bem Viver!
"Quem espera que a vida,
Seja feita de ilusão.
Pode até ficar maluco,
Ou morrer na solidão.
É preciso ter cuidado,
Pra mais tarde não sofrer.
É preciso saber viver."
Erasmo Carlos Roberto / Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.