terça-feira, 12 de novembro de 2013

Opinião: O trânsito, os motoristas, o pedestre e o superior

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Quem aqui, no trânsito, nunca: esqueceu de dar um sinal, entrou na contramão por equívoco, não viu uma placa? Ah se fosse apenas esse o problema no trânsito...

Em Cocal temos sérios problemas! Sim, são estruturais, mas seriam amenizados, e muito, se houvesse mais educação e menos superioridade em algumas pessoas.

Por exemplo, é muito comum ver motoristas parando no meio da rodovia ou das ruas para virar a esquerda e interrompendo o trânsito de Cocal do Sul. Há locais e locais. Quando não há placa indicando, deve ser respeitada a faixa da pista. A faixa contínua (aquela amarela) indica que o veículo não pode cruzar ela, enquanto a tracejada permite isso. Mas em tudo, e aqui também, o bom senso manda. Você não vai parar no meio da rodovia para cruzar ela com uma fila de carro nos dois sentidos... Que tal procurar o próximo retorno?

“Ah, mas andar 100 metros a mais?”, me diriam os superiores. Sim! E isso serve para você pedestre: que tal usar a faixa? Ande 50 metros a mais... E para você motorista: respeita a faixa, respeite o pedestre, respeite o ciclista!

E vocês superiores: são o ônus do trânsito! Você que fura fila, ultrapassa pelo acostamento, se aproveite de alguma situação... Você se beneficia, mas prejudica o coletivo.

Se todos respeitassem todos o trânsito fluiria muito melhor!

Podem me criticar, achar que estou errado, pois posso estar, mas hoje é assim que penso.

Um comentário:

  1. Parabéns Davi! Uma excelente síntese do trânsito não apenas em nossa cidade, mas sim, no Brasil. Consciência, bom senso e educação isso tem sempre a preferência!

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.