quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cutucadas #14

por Rodrigo Szymanski

E o assunto da semana, que acabou com o monopólio de notícias sobre Carnaval, foi a renúncia do Papa. Espantou a todos, fieis e infiéis comentaram sobre o tema. Isso mostra ainda que a igreja católica possui influencia no mundo todo.

=====================================

Agora vai começar as especulações sobre quem será o sucessor do Apóstolo Pedro. Tudo o que for dito é especulação. Tem um ditado em Roma que diz “quem entra Papável no conclave, sai de lá cardeal”. Não existe candidato como a mídia coloca. Todos podem ser eleitos. Segundo a tradição é o Espirito Santo que sopra o nome nos ouvidos dos velhos cardeais. Mas que tem muita politica lá tem.

=====================================

Acho que abdicar do poder econômico, religioso e politico é um ato de coragem e de humildade. Mas, não foi somente humildade. Acredito que a renúncia do Papa mostra uma possível crise institucional. Bento XVI sempre foi o homem de ferro, desde década 1980. Espero que entre um Papa aberto as causas sociais e aberto ao diálogo dos temas polêmicos (celibato opcional para os padres, ordenação de mulheres, casamento de segunda união e uso de métodos anticoncepcionais, entre outros). Quem sabe um Papa latino-americano ou africano, pois afinal nestes dois continentes encontram-se a maioria do cristão católico.

=====================================

Só para registar, eu respeito todas as autoridades, e tenho um respeito enorme pelas polícias. Mas tenho direito de defender uma polícia mais pacífica. E sim, eu sou o cara dos direitos humanos, que defende que mesmo um “bandido” ou “preso” seja tratado com dignidade e isso não é defender que ele mate ou roube novamente e sim que o estado garanta que ele pague a dívida dele e possa ser “reformado” e inserido novamente na sociedade.

=====================================

Alguém é conselheiro de algum conselho municipal? Ou então já foi? Se sim entre em contato.

=====================================

Você se lembra em quem votou para senador? Alias, quem são os senadores de Santa Catarina e de quais partidos? Só pra saber, porque o ficha suja Renan Calheiro está mandando de novo!

=====================================

Ônibus queimados, culpa de quem? Senhor governador, tome vergonha e assuma que a segurança pública de Santa Catarina esta falida. Salários baixos para policiais, baixo efetivo, pouca infraestrutura. Insegurança total! Vergonha!

4 comentários:

  1. Boa noite, quanto ao novo papa , acredito que vira da renovação carimatica,e quanto a segurnça no estado esta falida junta mente com a educação, sem falar que hoje meu filho foi pra escola cristo rei e não tinha professor. Tambem com esse salário de m##a.

    ResponderExcluir
  2. Escola Crito Rei sem professores e sem direção anônimo. A direção foi procurada logo após o sinal das 16:50h e a sala já estava fecha. Cade elas rrrr já se foram.... lá só estavam ALGUNS professores. É para isso q queriam diretora do concurso??? E mais de Criciúma?? Nem está aí p o povo de Cocal. Culpa de quem chamou p ocupar o cargo.Diretor tem q ser o primeiro a chegar e o último a sair. Assim era com a outra diretora q nunca deixou os pais na mão. Hoje o primeiro dia nem quis saber como estavam os alunos p pegar os ônibus e etc.. etc... Já mostrou a tamanha inresponsabilidade. DEPOIS QUEREM DAR GARTIFICAÇÃO PARA ESSA GENTE!! VEREADORES FIQUEM DE OLHO. PRIMEIRO VÃO ACERTAR OS AUMENTOS DO ANO ANTERIOR E DESSE ANO CASO CONTRÁRIO NOSSOS FILHOS FICARÃO SEM PROFESSSOR. SÓ FICARÃO AQUI AQUELES NÃO HABILITADOS E POUCO TEMPO DE ExPERIÊNCIA. VEREADORES FIQUEM DE OLHO NESSAS DIREÇÕES VCS FORAM ELEITOS PARA FISCALIZAR PORQ NÓS NÃO TEMOS VÓS...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Já fui conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cocal do Sul e vejo com muita tristeza e amargura opiniões e comentários contra o ECA, vindo de pessoas que deveriam ser os primeiros a defenderem esses direitos tão básicos, essenciais e humanos como os contidos no Estatuto. Pessoas como professores, policiais, pais e até pessoas religiosas que se dizem "cristãos", mas que na verdade carregam em si um ódio espantoso capaz de desejar o mal para quem faz o mal enquanto que Jesus disse para fazermos o bem até para os nossos inimigos, claro, porque fazer o bem para quem é amigo é fácil.
    Primeiro, acredito que seja necessário dizer que o ECA não foi feito para Cocal do Sul apenas, mas para a realidade brasileira. E a realidade brasileira é cruel, de desigualdades sociais profundas ao longo dos séculos. E não precisa ter muito estudo nem ter um diploma universitário para ver a relação direta que existe entre desigualdade social e criminalidade porque uma é espaço fértil para a outra, gerado por necessidades não atendidas e uma demanda reprimida. Isso é possível ver em menor grau, como parte de um todo, aqui em nosso município, como esse processo de exclusão se dá. Basta observar e ver que as crianças e adolescentes que tem complicações com a Polícia, Conselho Tutelar, vem na sua maioria de famílias toda desestruturada, principalmente financeiramente, sem direitos básicos, e consequentemente desestrutura psicologicamente, socialmente, espiritualmente.
    Segundo, que até acredito que há pontos polêmicos na Lei do ECA, mas isso não invalida o avanço que ela representa no campo dos direitos humanos, nem dá o direito de nos referirmos ao Estatuto como de todo errado como costumam dizer, sem ter o cuidado de citar apenas alguns pontos da Lei. Por exemplo, o Estatuto garante o direito de ir e vir; o direito à saúde. Você é contra esses direitos? Se você tem filhos criança e/ou adolescente com certeza não seria contra. O ECA é para eles também. Então, vamos ser mais específicos, discutindo os pontos polêmicos, mas não colocando todo o ECA no lixo.
    Quanto à redução da maioridade penal, gostaria de deixar umas perguntas: E se o menor infrator, criminoso, for seu filho, você também continuaria defendendo a prisão sem privilégio, a pena-de-morte, tortura? Você não gostaria de dar a ele uma segunda chance? Com isso, não estou aqui defendendo nenhum crime, nenhum roubo, nenhum estupro, nenhum vandalismo. Todos esses atos devem ser punidos, mas acredito que a punição deve vir acompanhada de medidas educativas e de reinserção na sociedade.
    Angela do Livramento

    ResponderExcluir
  4. Os conselheiros do FUNDB e da Educação não vão se manifestaar??

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.