sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Vai pular Carnaval? Observe a saúde

por Davi Carrer

A partir de hoje (para alguns, até antes) é Carnaval no Brasil, mas as pessoas não podem esquecer de que antes da diversão, vem a saúde. Uma artigo indispensável é a camisinha e a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul deixou 15 mil camisinhas à disposição das pessoas em todos os postos de saúde do município e no pronto atendimento.

Se esqueceu da prevenção, melhor se correr atrás. Existe um programa de DST/AIDS funcionando com uma equipe multiprofissional em Cocal, na unidade do Centro, todas as quintas- feiras às 8 horas. Os interessados em fazer o exame deverão passar na Unidade de Saúde de seu bairro e preencher um formulário munido do cartão SUS e da carteira de identidade.

Cuidado com o beijo

Umas das diversões de muitas pessoas no carnaval é a paquera, o romance (ou não) e o beijo. O problema é que um simples beijo pode transmitir uma doença pouco conhecida, mas muito frequente chamada de mononucleose. 

“Esta doença é causada por dois tipos de vírus que provocam mal estar, dor de cabeça, garganta, febre, ínguas no pescoço e inflamação no fígado. Ela é transmitida pela saliva em contato íntimo e o beijo é aliado da doença nesse sentido. Em alguns ambientes como aglomerados urbanos, a gente pode ter a transmissão por saliva através de um contato mais próximo”, informou a dentista Giovana Galatto. 

O vírus é da mesma família do herpes. Além destas doenças, existem muitas outras que podem ser transmitidas pela saliva, como: rubéola, sarampo, meningite, caxumba, tuberculose e catapora.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.