quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cutucadas #16

por Rodrigo Szymanski

Parece que desta vez existiu diálogo entre Prefeitura e Sindicato. Projeto, que já estava na Câmara e garantia aumento apenas a quem não tinha o piso salarial, foi retirado e a Prefeitura mandou novo projeto para aumento a todos os professores.

=====================================

As dívidas da Prefeitura da ultima administração se tornaram pauta das sessões da Câmara na pessoa do presidente Volnei. Mas, por enquanto, ninguém da ex-administração ou aliado se manifestou sobre o caso. Eu ainda acho que é preciso uma investigação profunda. Uma CI (Comissão de Inquérito) e que se punam os culpados!

=====================================

Bolsa de auxílio financeiro aos estudantes da Unibave é interessante, mas é preciso observar que a Unibave tem somente quatro cursos e não contempla a todos. Porque não se abrir um processo de auxílio de bolsa a todos os universitários? Sejam eles da Unesc (que hoje parece ter a maior quantia de estudantes na cidade) Esucri, SATC, Unisul...

=====================================

A Secretaria de Assistência Social tem uma nova secretária especial, a Zuleide. Ficam aqui meus cumprimentos e desejos para que se ampliem as políticas públicas no município. E já deixo algo a se pensar... Quem sabe um Conselho Municipal de Juventude em nossa cidade?

=====================================

Sobre o aumento salarial dos professores veio um questionamento “Cadê os 22% dos professores...” cadê? Falando nisso, ontem (27/2) o STF decidiu que o piso nacional dos professores é válido desde abril de 2011, com isso como ficam os atrasos? Serão pagos retroativos?

=====================================

Estamos (ou para que não diga que sou católico de mais), os católicos estão em “Sé Vacante”, o Papa renunciou e um novo Papa já deve estar sendo “gestado” nas articulações políticas dos anciões com títulos Cardinalícios, que escolherão entre eles um novo Sumo Pontífice. O perfil deve ser conservador, pois os dois últimos papas fizeram cardeais as suas imagem e semelhança...

4 comentários:

  1. Uma universidade num município traz crescimento, desenvolvimento, visibilidade e maior valor a um este. Unibave é a única instituição que se instalou em nosso município e apostou nele. Esteve presente apostando nesta cidade desde 2006, acreditando que Cocal do Sul e seus munícipes dariam valor e assim poderia se desenvolver. Por ser uma instituição sem fins lucrativos, não tem lucros, mas do contrário tem tido muito prejuízo e mesmo assim tem se mantido e acreditado. Penso que está na hora de nos unirmos para vermos o crescimento do que temos aqui dentro, pois como se diz: é por essas coisas que Cocal do Sul não vai pra frente. Os nossos, geralmente valorizam o que se tem fora daqui, como foi citado no comentário. Se nossos munícipes acreditassem no que temos, Unibave já teria muito mais cursos abertos. Também não podemos esquecer que a prefeitura paga uma grande quantia pra manter os ônibus indo pra fora levar nossos talentos, que por fim a grande maioria acaba empregando o que aprende em municípios vizinhos. Ou seja, a administração investe e não tem retorno. O contrario acontece com o apoio com bolsas aqui dentro, pois a Instituição aqui está empregando pessoas, oferece ensino de qualidade e dá oportunidade para muitos que fora daqui não teriam. Falando em desenvolvimento, é só compararmos com Orleans. Faça uma visita e uma pesquisa ao crescimento de Orleans depois que a universidade se instalou lá. Existe uma grande diferença de nosso Cocal, que apesar de tentarmos puxar para o desenvolvimento, não temos o apoio de todos que pensávamos apoiar. Seria bom, de fato revermos nossos conceitos e também em se acreditamos em Cocal do Sul, pois é disso que nosso município precisa. E contamos com este meio de comunicação para colaborar nesta luta!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de informar que os acadêmicos que estudam no Unibave, municipes de Cocal do Sul, tem um repasse mensal pela administração de R$ 3333,33 por mês. Valor esse dividido por todos que participam da bolsa. E diga-se de passagem, passam por um processo bem rigoroso para comprovar sua renda e sua real necessidade. Unibave hoje tem oito turmas estudando em nosso campus. Grata!

    ResponderExcluir
  3. grato pelo comentário. só para explicar que não entrei no mérito da qualidade de ensino ou da importância da universidade. e nem coloco em jogo a importância da instituição na cidade. mas, sim levantei uma questão Para debate, pois a Constituição nos garante o direito de escolha! os universitários podem aderir outra instituição de ensino e ter auxílios financeiros também. infelizmente hoje a instituição não suporta a demanda de todos os gostos e interesses, quem sabe um dia... ai mudamos as relações de discurso !


    Rodrigo Szymanski

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo, infelizmente não consigo concorda contigo. Seguindo essa tua linha de pensamento, a prefeitura de Criciúma deveria ajuda financeiramente seus munícipes que estudam no UNIBAVE, assim como a de Urussanga, Morro da Fumaça, etc. Tendo em vista que atualmente o UNIBAVE - Cocal do Sul tem estudantes de vários municípios vizinhos. Você sinceramente acha isso correto? Penso que cada prefeitura ajuda da forma que "lhes convêm" disponibilizando ônibus para os seus irem a outros municípios estudarem. Será que os alunos da UNISUL - Tubarão que são residentes em Criciúma recebem ajuda de seu município para estudarem, além do transporte? Creio que não. Ao meu ver, isso não faz sentido algum.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.