sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Peixe em cativeiro: Rio Comprudente ganha espaço para produção

por Davi Carrer

A comunidade do Rio Comprudente foi beneficiada esta semana com a abertura de uma área de 1 mil/m², que vai gerar em torno de 3 mil quilos de peixe por ano. A obra faz parte do programa de incentivo à piscicultura, que no ano passado criou mais de 11 mil/m² de viveiros para a criação de peixes em Cocal do Sul.

O projeto é uma realização da Prefeitura em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pesca. Em 2012 o Governo Federal entregou uma máquina de uso exclusivo para a abertura de açudes. “O objetivo é fazer pequenos açudes nas propriedades rurais de agricultores familiares, para que estes tenham mais uma fonte de renda e também fonte de proteína alimentar. Nós já temos no cronograma para os próximos meses, cinco viveiros para serem abertos que terão potencial para produzir mais de 10 mil quilos de peixe por ano”, informou o prefeito Ademir Magagnin.

“Como atividade de subsistência o projeto já é sucesso no município, mas precisamos profissionalizar. O produtor precisa fazer curso de profissionalização para poder estar atento a qualidade da água, alimentação dos peixes e manejo, para pode assim ampliar a área e expandir o negócio. Nossa região tem uma produção ainda insuficiente e o mercado para a compra desse produto deve aumentar muito. E é para isso que precisamos preparar nossos produtores”, alertou o engenheiro agrônomo da Epagri, Cleiton Pereira.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.