quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Informações sobre o repasse ao Hospital de Urussanga

por Davi Carrer

Na última semana o Cocal Comunitário divulgou matéria sobre a renovação da parceria entre Cocal do Sul e o Hospital de Urussanga, sendo que na reportagem um leitor questionou: “Não seria mais conveniente que a Prefeitura repassasse esse dinheiro para o hospital São José de Criciúma? Pois acredito eu, que além de ter mais recursos a quantidade de sul cocalenses que utiliza esses mesmo recursos é maior do que o do hospital de Urussanga”.

Como forma de esclarecer a dúvida o Cocal Comunitário fez o mais simples, perguntou a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez, algo que é acessível a qualquer cidadão.

“O repasse através de convênio está sendo realizado com autorização do Executivo e do Legislativo desde 2010 em virtude do Hospital de Urussanga ser um hospital de pequeno porte com dificuldades para manter seus serviços, uma vez que a maioria dos atendimentos são pelo SUS e que por sua vez tem a tabela de preços extremamente defasada, os preço pagos pelo SUS na maioria das vezes não cobrem nem o material gasto para a realização do procedimento. A escolha do Hospital de Urussanga se deu justamente pelas dificuldades que hospital vinha passando e também a quantidade de sul cocalenses que procuram espontaneamente o hospital em horários em que nós temos médicos nos ESFs. Logicamente que na medida que o município repassa recursos para outras entidades ele também terá menos recursos para investimento próprio, este é um dos motivos de Cocal do Sul não fazer este repasse através de convênios para outros hospitais. Enfatizo a necessidade de o município investir os recursos na melhoria e na ampliação dos serviços de saúde no seu território. O Hospital São José também recebe recursos do Estado e do Ministério e recebe pelos procedimentos realizados pelo SUS de cada paciente de Cocal que lá receber atendimento, assim como todos os outros hospitais e ou clínicas credenciadas na região e no Estado e mesmo fora do estado quando necessário”, esclareceu Sinara.

Lembrando que, como o repasse precisa ser autorizado pelos vereadores, ele ainda não está aprovado, já que entrou em pauta na última sessão, segue para as comissões avaliarem e depois votação. Mas deve ser aprovado com unanimidade...

Um comentário:

  1. guém ajuda-me a entender porque tá difícil, como colocar verba num Hospital pelo simples fato dele estar com dificuldades financeiras, e por atender moradores que não consegue atendimento nos postos. Primeiro o atendimento é precário e insuficiente, outra questão se me moradores procuram por falta de atendimento nos postos, porque não investir o dinheiro nos postos, evitando deslocamento, realmente é algo que jamis vou entender.... Cocal vergonha...

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.