terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Empresas são atraídas pelo nível de escolaridade dos moradores da região

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

O nível de escolaridade do Sul de Santa Catarina, incluindo Cocal do Sul, tem chamado atenção das empresas. A afirmação é da professora da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, e consultora na área de recrutamento e seleção de pessoas, Tânia Aquino Martins. “As empresas que nos procuram comentam que o nível de escolaridade encontrado aqui é maior que em outros locais. Nossa região é diferente e por isso o mercado está aquecido”, comenta.

Segundo Tânia, a facilitação do acesso ao curso superior por meio de bolsas e financiamentos estudantis é um fator que tem colaborado para os dados positivos na região, quando o assunto educação.

A consultora revela que a maioria dos empregadores exige que a vaga seja preenchida por um profissional com curso superior completo ou estudante de graduação. “Além da parte técnica, o curso superior amplia a cultura, desenvolve a parte da comunicação, muda a postura, ‘abre a mente’”, explica. Segundo Tânia, junto com o curso superior, a Língua Inglesa também é uma solicitação recorrente para o preenchimento das vagas de emprego.

Estágio é uma porta para o mercado de trabalho

Ter uma experiência antes mesmo de concluir o curso superior é um diferencial para o aluno. Tânia afirma que este período serve para o estudante aprender mais sobre a sua futura profissão, aumentar o seu relacionamento com pessoas da área e se mostrar para o mercado. “Em um estágio, não se pode pensar primeiro no salário. A experiência que se ganha e a probabilidade de ser efetivado na empresa devem ser levados em consideração. Quando não se tem experiência, fica mais difícil conseguir uma colocação depois de formado”.

Universidade possibilita ingresso com descontos e chances de bolsa

Até o dia 10 de fevereiro, a Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo para ingresso pela análise do histórico escolar, o SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), no www.unesc.net/sim. Neste SIM, a instituição oferece 25 cursos de graduação presenciais e cinco a distância, todos com início das aulas no primeiro semestre de 2014. Os classificados receberão descontos e terão chance de estudar com bolsa – hoje, mais de 7,6 mil dos cerca de 10 mil alunos de graduação da Unesc estudam com bolsa ou financiamento. 

(Colaboração: Secom Unesc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.