quinta-feira, 21 de março de 2013

Samae comemora 20 anos com vitórias, ambições e desafios


por Davi Carrer

Há 20 anos, no ano de 1993, o Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Cocal do Sul era criado. E para comemorar esta data um jantar de confraternização irá reunir servidores e convidados amanhã (22/3). Durante o encontro alguns colaboradores serão reconhecidos pelos serviços prestados nas últimas duas décadas e um informativo comemorativo irá destacar a história e as ações do Samae.

Cocal é abastecido por dois significantes mananciais. O Rio Cocal, o mais importante por atravessar toda a cidade, é o rio com maior vazão. O Rio Tigre, localizado na linha Vicentina, é outra fonte de captação de água. Além da Barragem da Linha Ferreira Pontes, que é hoje a maior delas e é cercada por mata nativa conservada.

“Hoje, quase 100% da população de Cocal e das áreas rurais é abastecida com água potável de qualidade. Ou, seja, cerca de 5 mil residências são atendidas. Este é seguramente um dos maiores índices da região do Sul. A qualidade da água fornecida é analisada e avaliada diariamente e os resultados de qualidade são apresentados ao consumidor a cada fatura”, comentou a diretora, engenheira química Carla Cristina Possamai Della..

Futuro, ambições e desafios

“Objetivo maior da autarquia é garantir a qualidade da água à população. Temos muito ainda a fazer. Queremos levar água potável para 100% dos moradores do município. Para isso, alguns projetos para novas captações e novos poços artesianos estão em andamento, além de novas redes e troca das adutoras de abastecimento. Contudo, a ampliação da Estação de Tratamento de Água está em fase de conclusão e está sendo construída com recursos próprios”, informou Carla.

Para Carla ainda “O maior desafio será a implantação do projeto para a coleta e tratamento de esgoto. O projeto irá contemplar 100% da área urbana e terá um investimento de quase R$ 14 milhões. A primeira etapa, no valor de R$ 8 milhões, já está em fase de aprovação para captação de recursos junto a FUNASA, no Governo Federal”, explicou a diretora.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.