segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Fala Comunidade: Obra abandonada

cocalcomunitario@gmail.com

O sul cocalense Rick Domingos postou no Facebook e autorizou o Cocal Comunitário a replicar. Trata-se de uma obra “abandonada” pela Prefeitura de Cocal do Sul há exatos 11 dias. Só que é muito pior do que isso... Pois com a “obra”, quando chove, tanto água, quanto areia e barro descem até a casa do morador do Bairro Bela Vista. E para piorar, a obra ficou “pronta” em março, mas não durou muito... Com um problema inicial, na solução, fizeram outro problema, que para consertar, fizeram uma maior ainda. Resumindo, leia o texto na íntegra, pois vale a pena conhecer a “esperteza” da obra.

Confira o que ele postou, na íntegra:

“Dai meus amigos do Face, estou postando ai fotos de uma "OBRA ABANDONADA" há exatos 11 dias em frente a minha casa, na rua Mario Rosso, no bairro Bela Vista. Já tentamos contato por telefone com prefeito e secretário de obras, mas é quase impossível, por isso estou divulgando no Face, para ver se com a ajuda de vocês através de compartilhamentos, eles possam ver a situação e resolver alguma coisa.

UM RESUMO DO QUE ACONTECEU:

Há cerca de 2 anos reivindicamos o calçamento das ruas Lisboa e Mario Rosso, em fevereiro de 2013 foi iniciada a "obra", após reuniões com os moradores e definidos que nós iriamos pagar a lajota em frente as nossas casas, mesmo que com nossos IPTU em dia, teriamos que pagar uma taxa. Não cheguei a medir, mas era praticamente 100 metros de rua para lajotar e drenar, demorou quase 1 mês para a conclusão do que chamaram de obra. Uma a duas semanas depois do "término" e com as ruas liberadas, as lajotas da rua Mario Rosso (a rua do morro) começaram a afundar a deslocar tudo, qualquer chuvinha que dava alagava as duas ruas, invadia toda garagem e área da minha casa. Em março o secretário de obras veio até aqui (depois de muita insistencia) só veio porque conseguimos telefone particular de seus familiares que ligaram para ele, e ele então veio, teve a brilhante ideia de fazer uma "Boca de Lobo" em um nível mais alto da rua, OBVIO que a água não sobe morro sozinha. Há exatos 11 dias, vieram aqui para "resolver" o problema das lajotas soltas, alagamentos da rua, então pegaram a patrola e fizeram esse arregaço na rua, arrancaram tudo, e cavaram para colocar a drenagem, mas a incompetência da administração é tão grande, que ninguém sabia que já havia drenagem. Engenheiro?! Secretário?! Prefeito?! Vocês não tem um mapeamento da cidade, planejamentos, projetos, arquivos?? Imaginem os GASTOS, custos com mao-de-obra, combustiveis, maquinarios, materiais, impostos ja gastos para uma obra que não conseguiram terminar, drenaram e lajotaram uma rua, e depois arrancaram as lajotas para drenar novamente, pois ninguem sabia que ja estava drenada? Praticamente fizeram duas vezes a obra, e nada se resolve. As fotos estão ai, fizemos uma "barreirinha" com lajotas para areia e barro não descer mais.

Como eu disse, isso é só um resumo da história toda. Me ajudem a COMPARTILHAR isso ai dai povo Sul Cocalense. Afinal os dinheiros dessas arregalias feitas nas obras são nosso. Hoje em dia os profissionais não são capacitados, deveria ser igual em empresas privadas, fez errado, gasto mais do que devia, DEMISSÃO na certa. Mas não, é feito tudo errado, é planejado errado, executado errado, refazem errado, e fica tudo errado, e os cidadãos pagam pelo pato”.

 



5 comentários:

  1. Coisa parecida tb aconteceu na mesma Rua Lisboa, lado Sul/Samae. Arrancaram o asfalto pago pelos moradores na gestão do Jarvis e colocaram lajotas. Agora a Rua ficou uma parte de asfalto e outra de lajota. Horrível !!!

    ResponderExcluir
  2. É bom saber como as coisas estão acontecendo pois se não fosse por esse meio de comunicação não ficaríamos sabendo o que acontece do outro lado da cidade. Moro no bairro Monte Carlos e estamos aguardando a promessa de pavimentação na rua e já ficaremos atentos a esses problemas.

    ResponderExcluir
  3. O que vejo nesta administração é só camuflagem.Falam, criticam a outra administração, mas até agora muita pouca coisa é feita. Povo começe a obeservar melhor, as coisa se forem analisar estão piorando. Abram o olho.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a atenção do Cocal Comunitario. Ontem (24/set) consegui conversar com o secretario de obras, fiquei pasmo com as asneiras que ele me falou:

    1 - "Não tenho a função de fiscalizar as obras, quem tem que fiscalizar é a população" ; Com certeza, se ele me desse o salario dele, eu fiscalizaria na boa.

    2 - "15 dias de atraso e ja tais reclamando abençoado? Isso é normal na prefeitura. Tem que esperar 1 mês (risos ironicos)"
    Fiquei quieto na hora, não acreditei que ele falou isso...

    3 - "Não temos obrigação de saber se as ruas já estão drenadas, tem que cavar para saber, e abençoado porque que tu não avisou que já estava drenado?"
    Isso que o engenheiro da prefeitura é o mesmo há alguns anos, e obra foi feita na administração de 2013;

    3 - "Meu abençoado está chovendo ha 15 dias em Cocal, não deu sol, não para mexer assim"
    15 dias de chuva em Cocal? É o dilúvio? Deu uma semana de sol, 35°C chegou a dar, muita gente foi para praia e tudo, quer tirar o cara para bobo...

    Tive que baixar o nível da conversa e discutir, foi a unico jeito depois de todas bobagens que escutei. Pelo jeito deu certo, pois hoje (25/set) apareceram aqui cedinho com patrola, caminhao e etc... para TENTAR terminar a obra, vamos ver o que vai dar..


    Rick Domingos

    ResponderExcluir
  5. Isso é comum. Temos um bueiro ou boca de lobo entupido faz quase 1 mês bem em frente ao Edificio Palladim na Rua Maximiliano Gaidzinski ( rua da Eliane ) e ninguém consegue mandar 1 pessoa e 1 Pá para arrumar.
    Mas o que importa é que vai ter festa né!

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.