terça-feira, 20 de janeiro de 2015

A batalha agora é por Renan

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Funcionários da Eliane Revestimentos abraçam luta de jovem que busca doador de medula “A dor é grande por perdê-los, em quatro meses se foram e eu não vou desistir, vou lutar por eles também. A minha vitória será a deles”. A declaração pertence ao jovem Renan Anjo Carvalho da Silva, 24 anos, que está na batalha contra a leucemia. Morador do bairro Vila Nova em Cocal do Sul ele acompanhou de perto a luta de outros dois jovens que foram vencidos pela doença recentemente Rafael De March e Natália Ribeiro.

O trio se conheceu em tratamento e estreitou laços de amizade que se estenderam entre os familiares. Renan descobriu o diagnóstico há um ano e 10 meses e está agora no período de remissão (fase recomendável para o transplante de medula) e aguarda por um doador. Sensíveis à causa dos três, já na descoberta da luta de Rafael, que era funcionário da Eliane Revestimentos, a Brigada de Bombeiros Voluntários da Eliane (BBV Eliane) abraçou a causa.

Ações como doação de sangue, campanha de incentivo a doação de medula integraram os esforços da BBV que logo ganhou o apoio de funcionários de todos os departamentos. Rafael faleceu em setembro. Engajados e sabendo também das necessidades financeiras que o tratamento requer e para o transplante, que no caso de Natália já havia o doador, os funcionários decidiram arrecadar valores também que seriam entregues a jovem, contudo na data marcada para a entrega, após o Natal, ela passou mal, vindo a falecer nos dias seguintes.

Pais doam recursos arrecadados

Com diversos departamentos envolvidos, os funcionários conseguiram a arrecadação de aproximadamente R$ 3 mil, que foram entregues aos pais de Natália. Em gesto nobre eles optaram por, de imediato, entregar o valor recebido a Renan. “O Renan foi muito humilde. Tudo que ele conquistava ele revertia tudo para a Natália, porque ele não tinha o doador. E agora tudo está revertendo para ele. Estamos juntos na luta dele, para que consiga o doador. Ele merece vencer esta batalha por todos nós”, afirmou a mãe de Natália, Marilda Luciano Ribeiro. “Agradeço de coração a forma como abraçaram nossa luta. O Renan agora terá três mães que vão continuar a luta dele”, acrescentou.

A mãe de Rafael De March, Jucileia De March Teixeira, enalteceu o gesto dos funcionários da Eliane. “O Rafa amava esta empresa e seus colegas de trabalho. Só ouvia coisas boas daqui. Até durante as internações ele dizia que queria se recuperar e ter saúde para voltar ao trabalho. Só tenho a agradecer a todos da Eliane por todo o apoio, nossa dor é imensa, mas temos que continuar”, salientou. Para um dos integrantes da BBV Eliane, Salésio da Rosa, este foi um momento único e de aprendizado. “É uma oportunidade de entendermos um pouco mais o que é a vida e de como é importante nos envolvermos para ajudar o próximo”, comentou.

(Colaboração: Fernanda Zampoli - Imprensa Eliane)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.