terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Espaço Cultura: Começa a Época de Premiações

por Guilherme Fabro
 - cocalcomunitario@gmail.com

Está aberta oficialmente uma das épocas mais legais para quem gosta de cinema, a época das premiações. Como esse universo de Cinema expandiu, o mesmo aconteceu com as premiações. Temos dezenas de premiações durante esse período até que final temos a mais famosa o Oscar. O Oscar não é necessariamente a premiação mais importante, mas com toda certeza é a mais famosa e que traz mais benefícios. Um filme ganhador do Oscar vai ostentar esse título tirando todo o proveito da fama. 

Na última quarta-feira, dia 7 de janeiro, tivemos o People's Choice Awards 2015, é a premiação onde o público escolhe seus vencedores. O PCA é uma premiação popular, então os vencedores são geralmente as séries mais assistidas e não temos muitas novidades entre os vencedores. Uma coisa interessante, o PCA não elege os melhores filmes/séries, o público vota no seu filme/série favorito. 
 
Enquanto isso, neste domingo tivemos o Globo de Ouro. Assim como o PCA, o Globo de Ouro mistura TV e Cinema, mas ao contrário do PCA, o Globo de Ouro não tem nada de popular. Um grande grupo de críticos e jornalistas especializados são os responsáveis por escolher os vencedores. Globo de Ouro é o prêmio mais importante da TV américa. E isso se percebe pela importância que os atores dão aos prêmios começando pelo desfile no tapete vermelho.

Até o dia 22 de fevereiro, quando serão anunciados os vencedores do Oscar, teremos muitas outras premiações. Elas seguem um grande modelo, existe um jogo político, uma disputa entre os filmes e seus representantes durante todas as premiações. Ganhar o Globo de Ouro da força para a disputa com o Oscar, o mesmo se diz do Sindicatos de roteiristas e etc. Dificilmente um filme que não ganhou algum desses prêmios irá levar a estatueta do Oscar para casa e por isso essas premiações servem de termômetro para o grande prêmio.

Abaixo vou colocar um link para os vencedores do People's Choice Awards e do Globo de Ouro, vejam a diferença entre os ganhadores. Como a votação popular é diferente. Assistam os filmes indicados, a maioria dos filmes estão chegando agora aos cinemas no Brasil, assistam e tirem suas conclusões sobre qual merece ganhar o Oscar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.