segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Espaço Educação: Profeta Gentileza

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Porque não começar o ano com alguém realmente inspirador, José Datrino, mais conhecido como profeta Gentileza. Já citei ele em minhas colunas mas nunca dediquei um espaço específico a ele.

Ele vivia uma vida dita normal até que um acontecimento mudou seu estilo/objetivo de vida. Um circo pegou fogo e com ele morreram cerca de 500 pessoas. Após isso ele abandonou sua vida enquanto trabalhador/empresário, enquanto pai de família e passou a levar "AMORRR" pelas ruas. Dizia que essa era sua missão.

Caminhando pelas ruas entregando flores e escrevendo suas reflexões em viadutos e placas. Gentileza para alguns era tido como louco.

Que loucura é essa? O que leva uma pessoa a ser tão capaz de sensibilizar com a dor e o sofrimento dos outros?


Para mim, José Datrino é um baita filósofo, um baita ser humano. Ele percebeu ao longo da sua vida que o sistema em que vivemos gera morte, gera ausência de amor, gera violência. E dessa percepção foi capaz de abrir mão da dita "lucidez" do dia a dia e dedicou sua vida a loucura do Amor.

"Vocês estão com os olhos abertos, mas a luz divina apagada",  o profeta.

Como todo texto, este possui sua intencionalidade. Eu queria refletir sobre alguns absurdos que no ano de 2014 vivenciamos. Aqui mesmo no Cocal Comunitário vivenciamos pessoas defendendo gestos e atitudes violentas, uma violência vingativa, uma violência justificada como sinal de justiça. Não cabe levantar que absurdos foram esses, cabe sim cada um refletir:

Estamos a serviço de que? Buscamos a violência ou a gentileza? Buscamos o amor material ou o Amorrr (um R do Pai, o outro do Filho e o outro do Espírito Santo)?

Aconselho fortemente que assistam o seguinte documentário, são apenas 9 minutos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.