segunda-feira, 6 de maio de 2013

Alunos do CMG aprendem sobre fotografia

por Davi Carrer

Em a fotografia passou do analógico para o digital mais rápido do que uma revelação. E para contar um pouco sobre essa história e esse processo os alunos do primeiro ano do CMG participaram de uma palestra com o fotógrafo profissional Manoel do Prado.

Durante o encontro, o profissional urussanguense falou sobre sua experiência de 35 anos, apresentou a história da fotografia e deu uma volta no tempo com a exposição de máquinas fotográficas que vão desde os anos de 1950 até os dias atuais. Prado descreveu as câmeras analógicas, negativos em vidro e a era digital, além de algumas formulações de reveladores que ele mesmo produzia para a revelação em laboratório. O fotógrafo trouxe ainda informações históricas, mencionando que a fotografia foi trazida ao Brasil por Dom Pedro II, sendo utilizada apenas para fotografar os membros da família real, substituindo a pintura de retratos.

A aula especial teve caráter interdisciplinar, pois além dos conteúdos relacionados à disciplina de Artes, foram explorados conceitos de outras áreas, mostrando que, apesar da grade curricular ser dividida em disciplinas, vários conhecimentos se relacionam. O trabalho faz parte do projeto sobre Fotografia e Arte iniciado neste primeiro bimestre, pela professora Julmara.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.