quinta-feira, 30 de maio de 2013

Cocal do Sul celebra Corpus Christi

por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Tradição e Fé é o sentido da realização dos clássicos tapetes de Corpus Christi. Este ano o povo acordou cedo para as confecções dos tapetes em Cocal do Sul. Segundo uma das lideranças pastorais da paróquia Zuleide Maximiliano, “às 3h20 já havia gente começando a confeccionar os tapetes, antes disso foi demarcado a rua”.

Os moradores, agentes de pastorais e participantes de movimentos da igreja católica foram os responsáveis pela organização dos tapetes. O início da caminhada se deu às 10 horas, em direção ao salão paroquial para realização da missa.

“Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da igreja católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade”.

Segundo o doutor em Teologia e professor da PUC-Rio Cesar Kuzma, em seu blog, “a Celebração de "Corpus Christi" resgate em nós o sentimento de "comunhão" que deve alimentar todo o "corpo" da Igreja. Que possamos acreditar, celebrar e viver a festa deste Corpo numa fé que nos "compromete"... Que nos compromete com a causa dos Pobres, com a causa do Reino, com a causa da Justiça, com a causa dos muitos "corpos" caídos e destroçados das nossas cidades. Que a Igreja, ao celebrar esta festa, não fique em aplausos, que não fique em um show... Que a Igreja, que é este "corpo", e que somos nós, tenha força de olhar para o lado e acolher a todos! Que o alimento seja fonte de força e de esperança! Que o "corpo" do mundo, sobretudo os pobres que nada tem e que estendem a nós as suas mãos (suadas, cansadas e partidas) transformem-se neste "corpo santo e vivo", fortalecido pela luz do Ressuscitado”.



Um comentário:

  1. Dalila M Martins Cardoso30 de maio de 2013 às 21:01

    Parabéns a todos os envolvidos na confecção do tapete para comemorar este lindo dia de Corpus Christi. A Fé realmente de nós cristãos prevalece, percebemos em cada desenho criativo que foi demonstrado em cada passo desde primeiro altar até a entrada para a Santa Missa. Que Deus abençoe sempre o povo de Cocal do Sul.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.