segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Espaço Educação: Eleições - Só vemos a ponta do Iceberg

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Independente de quem venha a vencer as eleições o que me incomoda durante este período eleitoral é a forma como as pessoas se posicionam. Não fico irritado quando alguém pensa diferente, contudo, quando as pessoas argumentam sem pensar, isso sim me irrita.

O pior é que além de não argumentarem com suas reflexões ainda acusam outros de assim o fazerem. Geralmente os pobres são os principais alvos de comentários do tipo "tadinho, é manipulado e por isso vota em tal pessoa". Penso que a manipulação está presente em outras classes também e é isto que pretendo defender hoje, segunda-feira, um dia após as eleições.

Como seres históricos nossa formação enquanto pessoas e nosso espírito crítico precisa ser desenvolvido. Entretanto, nossas instituições em geral pouco promovem isto. Somos "ensinados" a repetir aquilo que nos passam, assim acontece nas escolas, assim acontece nas igrejas, assim acontece nas famílias, assim acontece em muitos lugares... Poucos são os momentos em que nos é permitido criar novidades.

Quem a vida inteira aprende a repetir, pouco desenvolve a capacidade de olhar para os fatos e diante deles se posicionar. Basta você acompanhar os discursos de muitos durante as eleições, pouco são os discursos que apresentam lógica de pensamento diferenciado. São "simples" cópias daquilo que se foi ouvindo.

A mídia também nos treina para a repetição. Por mais que falem, por exemplo, que os jornais e revistas são neutros eles repetem tantas vezes a mesma coisa que começamos a também dizer a mesma coisa. Quer um exemplo? Tenho um na ponta da língua, na verdade na ponta dos dedos nesse momento, quando se noticia o envolvimento de jovens menores de 18 anos em crimes violentos. Aparece tanto isso que as pessoas acabam por acreditar que a juventude é responsável pela maior parte dos homicídios. Porém, "estupro, homicídio e latrocínio não somam nem 2% das ocorrências envolvendo adolescentes" (Para se aprofundar: http://www.unesp.br/aci_ses/revista_unespciencia/acervo/50/juventude-encarcerada).

É urgente que os espaços existentes em nossa sociedade primem pela criticidade e não pela repetição. Apenas assim poderemos ter verdadeiros diálogos, onde ao final por conclusão de todos se chegaria no consenso. Sim cara leitora, caro leitor, o consenso existe e é possível. Mas só conseguimos alcança-lo quando nos propomos a ouvir verdadeiramente. É por isso ataco tanto nos meus textos os vestibulares com suas práticas de treinamento que corrompem o verdadeiro sentido da escola (ensinar).

E como muitas pessoas tem dificuldade de escuta e, consequentemente de dialogo, é natural que os candidatos quando participam de debates também não dialoguem. Chega a ser vergonhoso quando ao longo de debate um fala sobre uma coisa e o outro reponde falando de outra. O objetivo não é construir junto, mas sim vencer o outro. Claro que o diálogo só é possível também se buscam as mesmas coisas, se todos os candidatos e candidatas buscassem realmente o bem de todas as pessoas o diálogo poderia acontecer. Entretanto, nem todos que lá estão buscam o bem comum, existe aqueles que defendem seus próprios interesses e aqueles que defendem o bem comum. Quem são esses? Bom aí vai da capacidade de cada um de leitura de mundo.

10 comentários:

  1. Pois é, Juliano...Será que foi por isso que o Aécio teve 57% dos votos aqui em Cocal? Será que é porque está dizendo que se for eleito irá reduzir a maioridade penal para 16 anos?
    Acabo de vir de uma reunião de uma escola municipal aqui de Cocal onde diretores, professores e pais estão vibrando com a vitória do Aécio em Cocal fazendo comentários do tipo " a mudança chegou...." e " a Dilma só foi bem votada no Nordeste por causa daqueles pobres do bolsa-família..." e ainda " as crianças e adolescentes só tem direitos... está faltando deveres. É muito assistencialismo com este programa do Centro de Convivência (antigo PETI)..." eles tem direitos demais"....
    O que você pensa sobre isso? Gostaria da sua opinião já que também és professor.

    ResponderExcluir
  2. Sou obrigada a me manifestar! Professores e Diretores vibrando com Acéio?? Não acredito no que estou lendo. Então esses merecem mesmo o que ganham! E claro que cada um tem o livre arbitrio... Ou melhor ganham bem ou virão a ganhar algumas... Quem aprovou o Plano Nacional de Educação, onde norteia a Educação para os próximos 10 anos com metas importantíssimas?? A lei Nº 11738? Bosa-família??? Se está sendo mal distribuída são as diretoras que não estão sabendo fiscalizar, afinal é obrigação dos municípios.... Proune, Enem, Pronatec, milhões sendo investido na educação, Universidades Federais com cotas para escolas públicas...Hoje filho de pobre pode cursar o curso que desejar, tendo vontade... Claro, está nítido que querem o PSDB de volta em Cocal e quase tenho q concordar... Como está não dá e com essas cabeças no comando das escolas devem estar de mal a pior e o que se ouve não é pra menos... Olha li está semana que foi aprovada uma Lei no município para aumento de diretores e professores.. coitado dos professores só levaram uma fatia do bolo, mas quem levou o bolo por inteiro foi algumas diretoras que estão rindo atoa.. e mais que em horário de trabalho em plena 15:00h foi visto diretora passeando em um SCHOOPING em Cricíuma kkk o prefeito e a secretária que fique de olho.. desse jeito querem Aécio mesmo.... Me envergonho... Olha não sou da Área mais pelo jeito sei um pouquinho mais do que essas diretoras e professores sei que são exceções, todo meu respeito as demais.... Ir para reunião discutir esse tipo de assunto ... Também gostaria que o Juliano e o Rodrigo que são bem politizados dessem sua opinião.

    ResponderExcluir
  3. Penso que um dos motivos que levam as pessoas a votarem em alguns candidatos seja sim devido eles apoiarem medidas como a redução...
    E Infelizmente no Brasil quem legisla nem sempre sabem do que estão legislando... E quando aqueles que entendem buscam o diálogo acabam ignorando... Quando a alguns anos deu esse "boom" da redução vários institutos que trabalham com a juventude se uniram para dizerem que isso não resolve, que inclusive pioraria... entretanto ao invés de serem ouvidos eles foram "ignorados".
    Sabemos que a população em geral quer isso... entretanto porque não mostrar para eles que isso não resolve?
    É mais barato prender os adolescentes do que ajudá-los a mudarem... a melhorarem... E ao contrário do que dizem, existem punição sim... mas uma punição que leva a transformação e não a pura vingança... Ao invés de investirem em políticas públicas "investem" em cadeias...
    Penso que entre os vários candidatos alguns buscam o bem comum, outros buscam ajudar os ricos e os pobres, e outros apenas aos ricos...

    Não pretendo manifestar aqui meu voto (o fiz no meu facebook caso queiram dar uma olhada :https://www.facebook.com/juliano.carrer)

    Mas cabe a cada um escolher de que lado está? Pra mim existe apenas dois lados:
    - Favoráveis a exploração de uns as custas dos outros.
    - Favoráveis a busca de igualdade.

    ResponderExcluir
  4. por favor diretores vão trabalhar pra dar jus ao que recebem estaremos de olho.....

    ResponderExcluir
  5. realmente diretor passeando no shopping em pleno horário de serviço com o salário que alguns irão receber, é uma vergonha o shopping fica aberto até as 22:00 assim como as reuniões e entregas de boletim tem que ser entregues a noite elas que vá a noite pro shopping será que já estão gastando antecipado o que vão receber devem estar rindo a toa. Vamos começar a ficar de olho na saída destas diretoras das escolas......

    ResponderExcluir
  6. Tem cada uma diretora boca aberta que não sabe nem conversar com a gente quer ver aquela que está agora no Cristo Rei sempre com cara de assustada a escola está uma vergonha trocaram meia duzia por 5 não ve quem não quem porque eu não sei o que faço mais a gente vai reclamar elas nem sabe o que falar tem aquela ent~o que tem um probleminha no braço coitadinha quase chora quando vai falar como que os alunos vão respeitar mesmo. tá difícil... o uso de droga na escola e niguem faz
    nada fui conversa com a professora do meu filho e nisso entrou dois guri que o cheiro não negava ...será que foi feito o jose da pena não faz nada tem medo que eles se vingam na rua meus deus onde vamos parar uma escola que era a melhor e esta assim vou tirar meu filho de lá porque não da mais. tem professora que ofende os alunos chama palavroes e parece q a culpa é os alunos sei q tem algum q incomodam porque ele diz mas tem aqueles q não são assim Não tem ninguem que olhe por esta escola não?

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO COM TUDO E NÚMERO GÊNERO E GRAU! oNDE ESTÁ A APP E OS VEREADORES! AFINAL SÃO PAGOS PARA FISCALIZAR! O CRISTO REI ESTÁ UMA VERGONHAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  8. na mensagem msg anterior gostaria de aparecer o meu nome não consegui me identificar antes, falei para os anônimos. Sou Juliana Idêne dos Santos e moro no bairro Vila Nova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana Idene dos Santos11 de outubro de 2014 às 17:49

      minha mensagem ainda não aparece essas anteriores não foi eu que poste ok, aguardo a minha postagem !!!

      Excluir
  9. Juliana Idene dos Santos11 de outubro de 2014 às 17:01

    Bom ja mandei uma msg antes e não postaram, venho novamente postar para os anônimos deste blog que me envergonho de ser uma Cocalense ao ler esses comentarios deprimentes sobre as pessoas, sabemos que vivemos em uma democracia, mas usar o blog para ofender, pejorar as pessoas ai é demais. Me refiro também as pessoas que sabem reclamar mas se identificar NÃO, coragem de postar vocês tem mas de se identificar NÃO, sei também que muitas vezes não concordamos com certa situação mas vim aqui e lavar roupa suja e ofender as pessoas com tais "nomenclaturas" pegou pesado. Gostaria também de saber o que a pessoa responsavel pelo blog diz a respeito disso, sendo que no próprio blog diz:

    As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

    Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais

    Ofensasss???? pelo visto aqui não se sabe o que significa a palavra ofensa???

    Gostaria também de lembrar aos anonimos de plantão que PRECONCEITO é CRIME !!!

    O preconceito é a pior de todas DEFICIÊNCIAS.

    Fica a dica ! Que seja feito justiça!!!

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.