sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Domingo é dia de fazer cinco escolhas

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

E domingo você vai votar. Serão cinco votos desta vez. A urna apresentará ao eleitor, primeiramente, os candidatos à eleição do Legislativo, em seguida, os para a majoritária, nesta ordem: Deputado Estadual ou Distrital (5 dígitos); Deputado Federal (4 dígitos); Senador (3 dígitos); Governador (2 dígitos); e Presidente da República (2 dígitos).

Preste muito atenção para não inverter as ordens e digitar o número e confirmar o voto. É impossível corrigir após confirmação. A urna mostra a foto dos candidatos, confira se este é o seu candidato. Você pode levar junto na urna uma “colinha” ou um “santinho”, porém não pode levar seu celular na cabine de votação.

É vedado pela justiça o uso de camisetas e uniformes de coligação e partidos. Você pode se manifestar individualmente e silenciosamente, com o uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos, mas não pode fazer manifestação pública. Boca de urna é crime, constitui crime punível com detenção de 6 meses a 1 ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período e multa. Então se ver algum cabo eleitoral fazendo boca de urna, denuncie!

Até às 22 horas de sábado (4/10) é permitido manifestações pública de campanha. Após este horário está proibido. Não temos mais Lei Seca, porém se a polícia pegar alguém bêbado pode levar ele detido!

Segundo o art. 299, do Código Eleitoral, o crime de corrupção eleitoral caracteriza-se como: “dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita”. Então, não aceite dinheiro ou qualquer benefício em troca de seu voto e se ver alguém fazendo isso denuncie!

Se alguém se oferecer para ir te buscar para votar ou pagar seu almoço no dia das eleições saiba que transporte ou alimentação aos eleitores no dia da eleição constitui crime eleitoral.

Outra coisa, se ver alguém jogando material na rua, como santinhos, denuncie, anote a placa, chame a policia. Mantenha a cidade limpa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.