O que chamou atenção nas eleições em Cocal do Sul foi à quantia de abstenção. Ao todo, 10,58% dos eleitores não compareceram às urnas para votar. Estes 1.337 votos poderiam fazer a diferença e mudar completamente o rumo das apurações. De um total de 12.637, somente 11.300 compareceram as urnas. Varias leituras são possíveis de serem feitas. Uma dela é de que muitos sul cocalenses ainda estão imigrando temporariamente na busca de emprego no exterior. E se isso é verdade, permanece uma incerteza sobre as oportunidades locais. Sugestão é que os governantes analisem estes dados (não para fim eleitorais), mas como necessidades de conhecer a cidade e desenvolver políticas públicas indispensáveis.
Caso o eleitor não votou e não se justificou no dia das eleições (7/10), tem 60 dias para justificar em um cartório eleitoral.
Mais informações acesse www.tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral
Bem observado, Rodrigo. Análise como a sua só pode ser observado por quem sabe ler nas entrelinhas e ir além dos números frios dos dados estatísticos, coisa que para muitos dos nossos políticos passa despercebido porque simplesmente não tem capacidade ou não tem uma visão do coletivo.
ResponderExcluir