quarta-feira, 10 de outubro de 2012

10,58% dos eleitores de Cocal não comparecem às urnas

por Rodrigo Szymanski, o Escritor

O que chamou atenção nas eleições em Cocal do Sul foi à quantia de abstenção. Ao todo, 10,58%  dos eleitores não compareceram às urnas para votar. Estes 1.337 votos poderiam fazer a diferença e mudar completamente o rumo das apurações.  De um total de 12.637, somente 11.300 compareceram as urnas. Varias leituras são possíveis de serem feitas. Uma dela é de que muitos sul cocalenses ainda estão imigrando temporariamente na busca de emprego no exterior. E se isso é verdade, permanece uma incerteza sobre as oportunidades locais. Sugestão é que os governantes analisem estes dados (não para fim eleitorais), mas como necessidades de conhecer a cidade e desenvolver políticas públicas indispensáveis. 

Caso o eleitor não votou e não se justificou no dia das eleições (7/10), tem 60 dias para justificar em um cartório eleitoral. 

Mais informações acesse  www.tse.jus.br/eleitor/justificativa-eleitoral 

Um comentário:

  1. Bem observado, Rodrigo. Análise como a sua só pode ser observado por quem sabe ler nas entrelinhas e ir além dos números frios dos dados estatísticos, coisa que para muitos dos nossos políticos passa despercebido porque simplesmente não tem capacidade ou não tem uma visão do coletivo.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.