quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cutucadas #44

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Quero começar estas Cutucadas, cutucando... Olha, fiquei realmente “de cara” ao saber que o governador e seu vice vão se tornar Cidadãos Honorários de Cocal do Sul. Bem, isso me permite falar sobre eles, pois nosso site é sobre Cocal, mas tornando-os cidadãos da cidade, vão ter que passar pelas Cutucadas com mais frequência.

=====================================

No meu ponto de vista, ambos não merecem este reconhecimento politico. Se estão ou se trouxeram ou se vão trazer qualquer benefícios para cidade, eles não fazem mais do que a obrigação. Pois foram eleitos para isso! Quero lembrar aqui o descaso com o Colégio Schuler até alguns dias destes e, muito mais, o descaso com a educação. Não acho que merecem o título.

=====================================

Os vereadores se mostram abertos a receber propostas variadas. Tivemos uma experiência de fala sobre o Conselho de Juventude e fomos bem recepcionados. Agora queria sugerir aos nobres edis que criassem um projeto de “câmara itinerante” e fizessem reuniões com as comunidades. A ideia é simples, fazer uma agenda nos bairros e todos os vereadores vão até lá para escutar a comunidade. Isso romperia muitos preconceitos e também ampliaria os trabalhos com a comunidade. Somente uma dica.

=====================================

Sobre um possível canal auxiliar do Rio Cocal, acho um absurdo abrir um canal auxiliar. Se o Rio passa por baixo de uma empresa privada, a mesma deve estar junta e pagar também sua dívida ambiental. Não é necessário sacrificar a mesma. Mas a prefeitura assumir toda a dívida ambiental é um crime aos nossos impostos!

=====================================

Este final de semana estive na 5° Semana Social Brasileira, nas terras de conflito da guerra do contestado. E lá conheci o juiz Jorge Moreno, do Maranhão. Um juiz que não está nos padrões normal. Tem total preocupação com os pobres e com as impunidades dos poderosos. Já recebeu minha admiração.

=====================================

Este juiz fez um questionamento sobre os cartórios de registros civis. Ele questionava “como um serviço público fica na mão de famílias e do poder privado”, passando este de geração para geração. Coisas que existem no Brasil!

=====================================

A presidenta Dilma voltou a crescer nas pesquisas e aprovações. Do mesmo jeito o projeto Mais Médicos tem o apoio da maioria absoluta, mais de 75% dos brasileiros.

=====================================

FHC, ex-presidente privatizador do Brasil, que disse “esqueçam o que eu escrevi”, assumiu como “imortal” da Academia Brasileira de Letras. E como fica o pedido de esquecer o que ele escreveu?

2 comentários:

  1. Boas e belas cutucadas.
    À respeito do canal auxiliar bem observado. Se o poder público "tiver peito" vai buscar responsabilizar a empresa negociando parceria ou cobrando judicialmente. Quanto aos cartórios sempre pensei nisso, como funciona? concessão? concurso público? Outro setor que me deixa dúvidas são os despachantes.

    ResponderExcluir
  2. Despachante e por meio de concurso publico!

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.