quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Câmara de Vereadores: Sessão com muitas falas e debates

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

O Legislativo se encontrou ontem (3/9), como todas as terças-feiras, mas desta vez a reunião ordinária foi mais longa, passando de uma hora de duração, com muitos debates e falas de vereadores. O presidente do Legislativo, Volnei Da Silva (PSD), iniciou saudando a vereadora Angela Maria Mendes Anjo (PPS) pela passagem do seu aniversario. A tribuna foi usada pelo professor Luizinho, do Caratê, vereadoras Ângela, e Roseny Cittadin Barbosa (PMDB), a Nega, e os vereadores Sidney Duarte de Oliveira (PSDB) e Volnei.

Foi aprovado em segunda votação a criação de um cargo para o Procon, da mesma forma a extinção de um cargo já existente. O projeto foi debatido e votado em primeira instancia semana passada. A política municipal de saneamento básico também foi aprovada por unanimidade pelos vereadores. Matéria já debatida na casa.

Também foi aprovado o projeto de lei que permite ao prefeito comprar remédios, exames e consultas especializadas via um consórcio com os municípios da Amrec. Segundo o vereador Sidney esta ação permite que os preços dos produtos comprados baixem, pois é feito uma compra única em grande quantidade para os municípios da região. Com isso beneficia o município na compra. O vereador ainda lembrou que hoje é preciso pagar antes os produtos adquiridos. O vereador Volnei notou que é necessário mudar a forma dos encaminhamentos, principalmente os Raios X, que hoje é preciso se deslocar ate o Bairro Santo Antônio, em Criciúma, e com isso dificulta a ida de muitos munícipes, até mesmo pelos gastos com passagem e deslocamento.

Também foi aprovada a transferência de terrenos da Aérea Industrial II. A vereadora Ângela explicou a importância deste projeto para que novas empresas consigam se instalar no município. Esta sendo regulamentados e fiscalizados os terrenos. Segundo o vereador Volnei a lei é clara e a empresa tem um ano para iniciar as atividades após receber o terreno. Os terrenos pertencem à Prefeitura e somente após um prazo de consolidação da empresa é passado o terreno à empresa. Volnei ainda fez críticas a falta de fiscalização que existia e lembrou que antes eram entregues as escrituras e os donos das empresas empenhavam os terrenos para gerar capital de giro. Muitas empresas fecharam as portas e ficaram com os terrenos.

Os vereadores também aprovaram a suplementação orçamentaria para a CocalFest e jogos interbairros. Foram destinado R$ 150 mil para festa. A vereadora Ângela lembrou que parece ser muito dinheiro, mas não é para uma festa. A intenção da festa é dar identidade ao município e com isso a proposta da festa é toda local. As barracas de alimentação são das associações de moradores e organizações, as bandas são locais e a entrada da festa é gratuita. A vereadora lembrou que a primeira festa, a largada parte do município. E com o prazo curto da festa não foi possível tempo para buscar parceiros maiores, mas que serão feitas para os próximos anos. Foi lembrado que todos os municípios possuem suas festas e Cocal não tem uma festa ainda. O vereador Edson Rosso (PSDB) pediu que o Executivo mandasse os projetos com mais antecedência. Foi lembrado pelo vereador Luiz Henrique de Bittencourt (PP) que este projeto já esta há vários dias na casa.

A vereadora Nega fez duas indicações, uma de melhorias nas ruas do loteamento do zé, pertencente ao Bairro Jardim Itália. A outra indicação é referente a regulamentação dos terrenos ocupados no loteamento Ana Paula. A indicação foi aprovada e será encaminhada para o Executivo para averiguar a melhor maneira de proceder com esta regulamentação.

Um comentário:

  1. Tenho acompanhado este site sobre as sessões da câmara de vereadores e vejo que até agora não há nenhuma indicação, citação ou fala da vereadora Telma participando das sessões.
    Será que ela sabia pra que cargo estava concorrendo?
    Será que lhe avisaram que não era uma disputa para candidata a rainha?
    Porque às vezes me dá a impressão que ela está meio perdida, meio que desfilando.
    Será que o seu eleitorado pode ajudá-la?

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.