sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Clube da Luta: Um pouco de literatura e cinema não faz mal a ninguém

por Guilherme Fabro

Depois de anos esgotado no Brasil, a Editora Leya resolveu lançar uma nova edição do clássico livro O Clube da Luta, escrito por Chuck Palahniuk. O mais interessante é que o livro sairá com um novo prefácio, escrito pelo próprio autor.

O livro deu origem ao filme “Clube da Luta”, lançado em 1999, dirigido por David Fincher e estrelado por Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter. Ambos contam a história de Jack (Edward Norton), um executivo jovem que trabalha como investigador de seguros que mora confortavelmente em um belo apartamento, viciado em compras via catálogo (algo comum nos EUA na época). Jack mostra-se cada vez fica mais insatisfeito com sua vida e para piorar, ele está enfrentando uma terrível crise de insônia. Até que encontra uma “cura” inusitada para a sua falta de sono ao frequentar grupos de autoajuda para pessoas com doenças graves, algumas em estágios terminais.

Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como Marla Singer (Helena Bonham Carter), que assim como Jack, frequenta esses grupos por motivos errados. Tudo na vida de Jack muda quando ele conhece Tyler Durden (Brad Pitt), misterioso e cheio de ideias. Tyler funda com Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

A dupla vê na iniciativa uma maneira de ultrapassar os limites da sociedade e criar novas regras dentro dela. A empreitada tem sucesso e arrebata centenas de seguidores. No entanto, a mente do protagonista fica cada vez mais perdida dentro do universo que criou.

O livro é um dos grandes romances da década de 1990, revolucionário, inteligente e muito bem escrito. Apesar de todo aspecto aparentemente violento, o livro explora um lado crítico muito forte, principalmente ao capitalismo e todos seus malefícios, começando pelo vício de Jack em compras. Já o filme, embora tente manter todo peso crítico (e conseguindo em grande parte), acaba sendo mais violente e conhecido justamente por isso. Vale também ressaltar as excelentes atuações do trio principal. Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter estão incríveis no filme e David Fincher se mostra um grande diretor.

Fica aqui, indicação total, tanto o livro e quanto o filme Clube da Luta. Ambos são excelentes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.