quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Finados movimenta limpeza no cemitério

por Rodrigo Szymanski

O cemitério municipal esteve movimentado durante esta semana. A limpeza era o objetivo das pessoas que para lá se direcionavam. Motivo: dia 2 de novembro se celebra o Dia de Finados. Muita flor sobre os túmulos, pessoas lavando, limpando arrumando e pintando.
Festa de origem católica, com missas, reza de terços para seus parentes e amigos já falecidos, mas também é o dia de lembrar todos os que já morreram.

Não só católicos se preparam para este dia, mesmo que suas crenças não comungam desta celebração, famílias evangélicas também organizam os túmulos dos entes queridos. Segundo Maria de Lurdes e seu esposo Tarcisio de Noni  “é uma questão de respeito, limpamos por uma questão de costume e de respeito, não somos católicos, não acendemos velas, mas colocamos flores”.  A organização se dá pela grande movimentação do dia 2/11.

Festa de origem cristã católica, desde primeiro século da era cristã já se rezava pelos mortos, lembrando seus entes queridos. Na história, no século 4, já se encontra registro de missas rezadas pelos falecidos. Desde o século 13 se celebra anualmente o dia de todos os mortos, que é comemorado no dia 2 de novembro, e no dia 1º de novembro é a festa de "Todos os Santos", lembrando aqueles que morreram em santidade e não foram canonizados oficialmente pela igreja.


E você já comprou as velas e flores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.