por Juliano Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com
O surgimento na escola das disciplinas tem por objetivo, ou pelo menos um deles, aprofundar a visão sobre determinado fenômeno. Trata-se de um princípio básico presente desde os primeiros professores em que busca-se entender bem as partes para assim conseguir entender o todo.
Ser interdisciplinar está diretamente ligado a esse princípio da educação. Sendo assim as disciplinas seriam as partes que juntas ajudariam a compreender o todo. Entretanto surge uma pergunta para você: Quando nas escolas as disciplinas são trabalhadas você percebe essa conexão entre elas?
A lógica de analisar os "pedaços" para então se entender o "todo" faz sentido para mim. Entretanto, ao fazer isto, corremos o risco de esquecermos que o estudo/análise dos pedacinhos estão a serviço de compreender o todo. Creio que na escola esta ausência de interligação entre as disciplinas seja uma realidade. E talvez seja esse o motivo de tanto se ouvir falar em interdisciplinaridade, mesmo ela sendo um princípio pedagógico da educação.
Já ouvi professores pronunciarem que não aguentam mais ouvir isso. Compreendo a angústia deles, afinal de contas, com a carga horária que temos, em que momentos vamos sentar para planejar essa prática interdisciplinar com nossos colegas?
Um exemplo dessa falta de tempo é um curso que estamos realizando na escola nesse ano, o único horário que achamos para nos encontrar é das 17 às 19 horas, sendo que alguns trabalham até às 17 horas e depois voltam às 19 horas.
Sei das angústias, mas por vezes somos lembrados daquilo que é essencial. Estudar as disciplinas separadamente nos permite aprofundar determinado conhecimento, entretanto essa separação deve em algum momento se interligar, para que possamos compreender a Vida como um todo.
E o que fazemos diante de tudo isso?
Penso que se realmente percebemos a necessidade da interdisciplinaridade é importante que façamos pequenas práticas afim de irmos experenciando esse novo/velho método. E também ir lutando para tenhamos mais condições de vivência da interdisciplinaridade. Não podemos ser ingênuos em achar que essas condições cairão do céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.
Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.