terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Espaço Cultura: Intocáveis – Um filme sobre amizade

por Guilherme Fabro
 - cocalcomunitario@gmail.com


Ontem a Globo transmitiu Intocáveis na Tela Quente. Final do ano passam os melhores filmes, já é tradição. Intocáveis (cuidado para não confundir com o também excelente Os Intocáveis) é um filme francês, dirigido por Olivier Nakache e Eric Toledano.
Baseado em fatos reais, o filme conta a história de amizade entre Philippe (François Cluzet) e Driss (Omar Sy). Philippe é um rico empresário e aristocrata francês, que após um acidente em seu parapente acaba ficando tetraplégico. Driss é a contra mão disso. É um jovem, animado, pobre, recém saído da prisão que está em busca de conseguir seu seguro desemprego. Philippe e Driss são oposto das mesma moeda, eles são completamente diferentes mas se completam perfeitamente. No jeito sincero e honesto de Driss não existe uma gota de preconceito com o estado de Philippe, da mesma forma que Philippe tem esperança em Driss e não liga para seu passado.
Estamos falando de um filme francês, naturalmente conhecidos como “cult”, mas Intocáveis se difere principalmente nisso, todo o problema da deficiência é sim mencionado, nada é esquecido, mas esse não é o ponto principal do filme. Com um humor simples, Intocáveis mostra uma relação de amizade e companheiros. Ambos aprendem juntos, Driss sobre arte, Philippe aprende que antes de tudo o preconceito está interno nele. Olha que ele demora o filme todo pra aprender isso, mas quando ele aprende seu rosto muda, ele dá um sorriso sincero em um jantar com uma mulher, algo até então impossível para ele.
Não é um filme com spoiler, toda a história do filme é sobre amizade e isso é um grande elogio. Os diretores merecem o mérito pela forma como resolveram contar a história. Ao invés de optar pelo glamour eles preferiram torná-la humana. E não existe nada mais simples e belo que isso.
Mas o grande elogio fica para a atuação, tudo só foi possível por François Cluzet e Omar Sy. François se entrega literalmente de corpo ao papel, não ao ponto de ser comovente, o filme não quer que você tenha pena dele, mas nos aproximamos dele da mesma forma que o Driss. E o Omar Sy, não conhecia ele antes desse filme, e que ator sensacional. Tem uma cena linda onde o Driss fará uma dança e junto com os movimentos é possível ver o salão se enchendo com a mesma alegria que o move.
Indicação do dia, corram e assistam. Intocáveis é uma lição simples de como ver a vida. Essas talvez sejam as palavras do filme, simplicidade, alegria e amizade. São essas coisas que tornam a vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.