segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Espaço Educação: Sabemos escutar?

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Estava num consultório médico quando passou parte do discurso da Dilma com relação a ditadura militar. Na chamada, a jornalista falou: “presidenta Dilma se emociona ao receber relatório final da Comissão da Verdade...“. A secretária do médico instantaneamente disse algo que não me lembro ao certo, ofendendo a presidenta e debochando do relatório que ela estava apresentando.

Um senhor de cerca de 70 anos que estava esperando para ser atendido não entendeu o deboche da secretária e tentou explicar porque ela estava chorando, disse ele “é que ela foi torturada“.

Sabe-se que alguns médicos e pessoas ligadas a eles em geral não aprovaram o programa mais médico do governo federal, dentre outras coisas. E porque estou dizendo isso? Posso estar enganado, mas a irritação da secretária não era com o assunto que a Dilma estava falando. Ela nem prestou atenção na reportagem direito. Me pareceu que outra coisa tinha feito ela desaprovar a atual presidência, entretanto, jogou sua irá sem de dar conta do absurdo que falava.

Como digo isso? Eu perguntei em seguida se ela era favorável a ditadura. E ela respondeu que não e disse vários motivos porque era contrária.

Quantas vezes não fazemos isso? Quantas vezes não escutamos o outro por desavenças com este? Quantas vezes aquele que está ao nosso lado faz coisas maravilhosas e deixamos de aproveitá-las?

É preciso que escutar a todos sem juízo inicial. Sugiro isso, mas sei que não é fácil, eu também já deixei de valorizar o que outras pessoas diziam por não gostar delas.

O senhor de mais idade que citei anteriormente escutou de verdade, pois se sensibilizou pelo tema, afinal, quem tem 70 anos certamente possui um boa noção da ditadura.

Quem sabe não façamos como este senhor, ao escutar alguém, escutar de verdade, se sensibilizando junto a pessoa que nos fala. E como fazer isso? Eu diria que nos colocando no lugar de quem fala. Coisa que nem sempre é fácil, ainda mais em uma sociedade que nos ensina em geral a olhar para o próprio umbigo e esquecer dos outros.

Dá até vontade de escrever aqueles frases pequenas de agenda... Pensei em algumas:
"Nem sempre aquele que você odeia diz coisas que não te serve!"
"Escute a todos com sua mente e coração. As vezes você se surpreenderá com quem menos espera!"

Ou, pra fechar:
"Quem não escuta a todos não escuta a si mesmo!"

2 comentários:

  1. Ta loco, esse site só apoia o PT, que coisa em, pena que o que voces escrevem não serve para voces, quendo falam de outros partidos, parece que voce não presta atenção tambem, pois só ve defeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você parece ser bem burro anônimo das 11:03! Não entendeu nada o que o professor Juliano Carrer escrever.
      Além de escutar, é preciso ler com atenção. Tá difícil debater!

      Excluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.