segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Espaço Educação: Construindo um novo 2015

por Juliano Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Fim de ano chegando e queria direcionar minhas palavras para você leitor que luta para transformar a realidade que vivemos, que luta para que o mundo seja melhor do que já é. Paulo Freire diz que “Você tem que ser pacientemente impaciente para conseguir fazer as coisas e se milhares de pessoas fizerem isto podemos então transformar a realidade”. Ele me inspira! Paciência impaciente... que jogo de palavras surpreendente, se eu fosse traduzir seria: insistir sem desistir, lutar mesmo quando estamos cansados, sonhar mesmo quando vários nos dizem que não é possível...

Claro que nossa paciência deve ser bem planejada. Se queremos mudar o mundo em que vivemos, precisamos sim nos organizar, pensar cada passo para atingir nossos objetivos. Um dos maiores erros dos sonhadores é ficar esperando que os desejos aconteçam sem se mexer para atingí-los.

Sonhos servem para serem perseguidos "impacientemente". Mesmo que por vezes essa busca dure toda nossa Vida. Parece absurdo dizer isso: "Correr atrás de algo que não veremos acontecer". Aí que está outra essência de nossas vidas na minha opinião, viver caminhando. Tem gente que diz que o que interessa é chegar onde queremos. Eu digo (e muitos outros dizem): O que importa é a busca do que queremos. Não digo que não alcançaremos aquilo que buscamos, entretanto quem apenas busca os resultados se frustra, pois nem sempre vamos conseguir atingí-los.

Ninguém atinge sonhos se não os busca. A busca, o caminho, são tão importantes quanto o sonho.

E como dizia, é importante planejar essa busca. Canso de ver pessoas dizendo que no próximo ano eu quero emagrecer, quero comprar minha casa, quero me relacionar melhor com minha família, quero, quero.... Querem, mas nada fazem para alcançar o que desejam. Meu foco aqui não é a busca dos bens materiais, que também são importantes, mas a busca por um mundo melhor. Se você quer que as coisas mudem, que passos vai dar em 2015? Você realmente acha que consegue fazer isso sozinho?

Com quem você pode contar para mudar o mundo? Que outras pessoas também querem uma sociedade melhor?

Faço essas perguntas, pois penso que um dos primeiros passos é se juntar a mais pessoas e tentar cada vez mais incluir mais e mais pessoas. Chegará um dia em que "se milhares de pessoas fizerem isto podemos então transformar a realidade".

Me lembro de outra frase de uma música que diz "Sonho que se sonha só é apenas um sonho. Mas sonho que se sonha junto vira realidade".

Caminhemos então povo, todas e todos em busca de uma sociedade mais justa!

Lembrem: Muita paciência impaciente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.