segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Espaço Educação: "Vocês têm amontoado riquezas"

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Natal chegando... Não pretendo escrever muito, mas quero hoje deixar bem clara minha opinião sobre duas possíveis identidades presentes nessa época.

Para muitos se celebra o nascimento de Jesus Cristo, sinal de esperança de alguém pobre que contra todos do seu tempo sobreviveu, que nasceu junto aos animais, excluído pelos "poderosos".

Mas para muitos se celebra o consumo. Na verdade, o consumo é celebrado o ano inteiro, entretanto fica mais acentuado nessa época do ano.

Usando uma linguagem mais religiosa, acredito que um dos maiores pecados de nossos dias atuais é o consumo sem a necessidade de tal. É a valorização do dinheiro acima da Vida.

Muito devemos aprender e compreender que nossos atos sempre geram consequências. A busca incansável pelo acúmulo de riquezas faz com que outros deixem de tê-las. Vejo pessoas que possuem loteamentos, várias casas, vários carros, apartamentos... A lista é surpreendente e mesmo assim buscam ainda ter mais. Não culpo quem deseja ter sua casa, ter seu carro, é quase que um direito de todos isso na sociedade em que vivemos. 

Mas quem tem demais tira de quem tem de menos.

Pois, como no mundo não tem matéria prima para que todos possam ter tudo, para que alguns tenham outros devem deixar de ter. E não falo apenas de bens materiais, falo também de comida. Enquanto alguns comem muito outros passam fome. E qual o motivo? Não venha dizer que é porque não querem trabalhar, por favor, se temos comida suficiente produzida no mundo para todos, mesmo que alguns queiram trabalhar menos, é desumano achar que não merecem comer, se alimentar. E porque não dar de comer a todos? Porque perde-se dinheiro! Perde-se a possibilidade de vender a comida.

Você concorda com isso? Se concorda com essa injustiça, seria o mesmo que discordar de Jesus. Ele não fez tal distinção, entre quem pode e quem não pode comer.

Penso que Jesus convida a todos para que lutemos contra todo esse acúmulo. E a primeira luta deve acontecer dentro de nós mesmos, afinal, enquanto humanos, sofremos influência da sociedade em que vivemos e também por vezes buscamos o acúmulo de riquezas ao invés da divisão delas.

Igualdade e Justiça caminham juntas!

Feliz e Justo Natal a todas/os!

"Agora, ricos, escutem! Chorem e gritem pelas desgraças que vocês vão sofrer! As suas riquezas estão podres, e as suas roupas finas estão comidas pelas traças. O seu ouro e a sua prata estão cobertos de ferrugem, e essa ferrugem será testemunha contra vocês e, como fogo, comerá o corpo de vocês. Nestes últimos tempos vocês têm amontoado riquezas e não têm pago os salários das pessoas que trabalham nos seus campos. Escutem as suas reclamações! Os gritos dos que trabalham nas colheitas têm chegado até os ouvidos de Deus, o Senhor Todo-Poderoso. Vocês têm tido uma vida de luxo e prazeres aqui na terra e estão gordos como gado pronto para o matadouro. Vocês têm condenado e matado os inocentes, e eles não podem fazer nada contra vocês." Tiago 5:1-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.