sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Retrospectiva 1/3: Nilso fala sobre emprego, infraestrutura, agricultura, educação, saúde e habitação

por Rodrigo Szymanski

Cocal Comunitário: Como foi ser prefeito de Cocal do Sul nestes quatro anos. Uma retrospectiva do mandato?

Nilso Borttolato: A gente já tinha uma visão de como era governar o município, então eu vou começar a fazer uma avaliação por Secretaria.

Empregos

Por exemplo, quando fui vice-prefeito a cobrança era muito grande quanto a geração de emprego. Quando eu assumi fui procurado pelos empresários da área industrial I. Muitos disseram que iam embora de cocal, porque não tinham estrutura, até diziam que iam para Içara, que já tinha estrutura. O que nós fizemos? Nós pavimentamos as ruas da área industrial I e assim estimulamos a área industrial II. Quando assumimos só tinha a terraplanagem, demos incentivos primeiros às empresas existentes no município e aí sim vieram outras empresas fora do município. Me senti realizado por dar incentivo a estas empresas e também gerando empregos. Estas empresas da área industrial II geram cerca de 350 empregos diretos e gerando emprego geram renda para o município.

Infraestrutura

Nós tínhamos vários bairros no município sem infraestrutura, ou seja, o esgoto correndo em céu aberto. Então focamos isso como prioridade, porque isso é saúde e qualidade de vida. Então hoje todos os bairros de Cocal foram contemplados com saneamento básico, não tem nenhum bairro sem saneamento básico em Cocal. E ai também entra a pavimentação, pois nos pavimentamos aproximadamente 56 ruas. Faltam apenas 32 ruas para serem pavimentada. E ainda criamos a lei de não liberar loteamento sem estar pavimentado e ter infraestrutura, isso vai acabar com os problemas de poeira, de o pessoal comprar um terreno sem infraestrutura.
Também quando assumimos não tínhamos máquinas. Adquirimos uma patrola nova, o caminhão do lixo, um caminhão pipa, dois caminhão caçamba, sendo um em parceria com o Governo Federal, uma roçadeira e uma escavadeira hidráulica, para dar incentivo aos agricultores e a piscicultura.

Agricultura

Entrando no mérito da agricultura foram adquiridos três tratores completos. Fizemos a Feira Livre aqui do lado da Prefeitura, porque antigamente era improvisada ali nos pavilhão dos fundos. Tínhamos 22 famílias cadastradas na piscicultura, hoje temos 86 famílias. Quando assumimos o governo, Cocal produzia 5 toneladas de peixe, a previsão para o ano que vem é de 40 toneladas. Podemos ver o avanço que se deu no incentivo à agricultura.

Educação

Na educação, quando fui candidato, as famílias cobravam muito das filas de espera das creches. Hoje nos zeramos a fila de espera das creches e temos uma creche que foi entregue agora a poucos dias, com capacidade para mais de 80 crianças. Então hoje nos temos mais ofertas que procura em relação as creches. Conseguimos também duas salas de aula no Cristo Rei. O nosso projeto era dar continuidade ao Ensino Integral, nossa intenção seria ocupar esta juventude para não se envolverem em drogas, este é um trabalho que temos que estra em cima cada vez mais.

Saúde

Na área de saúde nós adquirimos oito carros, sendo dois Palios, dois Corsas, dois Voyage, uma sprinter e uma ambulância. Todos carros novos adquirimos de um ano para cá. Construímos o posto de saúde no Jardim Itália e no Guanabara, que só falta inaugurar.

Habitação

Dentro no nosso projeto também seriam quatro conjuntos habitacional. Nós batalhamos, trabalhemos incansavelmente, fizemos varias viagens a Cohab, tanto no Minha Casa Minha Vida em Brasília. Só no mês passado liberaram o dinheiro de R$ 410 mil, só falta encontrar o terreno. Haja vista que o déficit é de 380 famílias. Então tínhamos um recurso para construir umas 80 casas agora. Também temos um projeto de construção de 20 casas populares para quem estava na área de risco. O projeto esta todo pronto r estamos trabalhando desde fevereiro. A empreiteira só esta esperando a liberação do dinheiro e isso foi um trabalho que temos feito. A gente trabalhou também incansavelmente para a pavimentação da rodovia SC-442, que liga Cocal a estação Cocal, nós tivemos audiência no dia 20 de agosto e foi apresentado o projeto ao público. Segundo Paulo Meller até dezembro estaria assinado o início das obras. Mas estamos aguardando ainda, mas eu acredito que o mais difícil foi feito, não tenho dúvida que em 2013 a obra saia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.