sábado, 29 de dezembro de 2012

Retrospectiva 2/3: Nilso fala sobre conquistas

por Rodrigo Szymanski

Cocal Comunitário: Qual foi a maior realização que aconteceu no município, o mais importante. Qual foi a marca do prefeito Nilso Bortolatto?

Nilso Bortolatto: Eu vejo assim, tudo o que fizemos foram obras de grande importância para o município, claro que não foram obras que ficaram como marco. Mas eu vejo que o incentivo às empresas, foi um passo importante. A infraestrutura dos bairros mais precários. E também nestes quatro anos Ccocal viveu um período político tranquilo, em paz, sem divergência, pois nos últimos dois mandatos Cocal tinha vivido divergências políticas e a cidade perdeu muito. Nestes quatro anos não tivemos brigas, estávamos em paz com o legislativo, com os secretários de Obras. Foi um período bom, isso já foi um ponto positivo para Cocal do Sul.

Cocal Comunitário: Quais os desafios que Cocal ainda tem pela frente?

Nilso Bortolatto: Eu vejo o seguinte: temos que tirar o transito pesado do Centro de nosso município, assim vamos desenvolver uma área do município que não esta desenvolvida. O que eu penso eu já até tinha falado com o engenheiro. Nós temos o anel viário que vem de criciúma, depois da Linha Batista, naquele trevo alemão, tem a entrada da Linha Cabral. Nos viemos pela Linha Cabral até a APAE, que entra na SC-442, que aí não tem custo com indenização de terrenos ou dificuldade de licença ambiental, porque a estrada já existe. E depois nos saimos pela linha espanhola e temos toda esta área de interior, que esta parada, não esta desenvolvendo porque não se tem estrada. Nós iríamos desenvolver o lado direito do município, além de tirar o transito do Centro íamos desenvolver estas duas comunidades, a Linha Espanhola e Rio Comprudente, que ligaria a Genezio Mazon. Claro que seria um projeto a longo prazo. Sabemos que os custos são elevados e isso é um desafio. E outro ponto é desenvolver o turismo no município, pois estamos localizados entre a serra e o litoral. Tudo o que se vai ao planalto serrano passa por Cocal.

Cocal Comunitário. Qual a relação do Governo Municipal com o Estado e o Governo Federal.

Nilso Bortolatto: Desde que assumi o governo tenho percorrido as esferas estadual e federal. Mas se percebe que Cocal tinha poucos projetos, quando assumi só tinha 12 projetos e então era muito difícil de conseguir projetos. Só na primeira viagem que fui levei 26 projetos e nossa equipe técnica não parou de fazer projeto até hoje. Nós temos projetos em todas as secretarias e em todos os ministérios para captar recursos para o município, então não é por falta de projeto. Temos muitos projetos, projetos bons que temos conseguido resultado, tanto é que em 2011 conseguimos quase 2 milhões do Governo Federal. O acesso em nosso mandato foi muito bom e tem dado resultado ao município. Outro projeto muito importante é o projeto de tratamento de esgoto sanitário, temos o projeto pronto há dois anos, os técnicos da Funasa estiveram no município vendo o local da bacia de decantação e analisando o projeto, foi um dos melhores projetos que eles analisaram, não sei o motivo, mas fomos elogiados. O governo primeiro priorizou as cidades com maiores de 50 mil habitantes e depois veio para os municípios menores. Cocal está aguardando a liberação.

Cocal Comunitário: Outros pontos importantes?

Nilso Bortolatto: É assim, a gente fez um trabalho em todas as secretarias, em todos os setores, tanto que no esporte a gente tem observado que Cocal foi campeão da Larm na nossa administração, porque damos incentivo ao esporte. Construímos a arquibancada do estádio, quando assumimos o gramado estava perdido, no meio do mato. Reformamos todo o ginásio de esporte. Investimos em todos os setores. Em maio fizemos uma pesquisa e tivemos uma aprovação de 72% que aprovavam o nosso mandato. Encerramos o mandato de cabeça erguida e que os próximos administradores deem continuidade a isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.