quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Cutucadas #32.14

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Novas fronteiras do Cocal Comunitário

A partir de amanhã, sexta-feira, este site inicia um novo trabalho, em parceria com o jornal Cocal Notícias, de propriedade do Cassio Pagnan. Teremos uma coluna todas as semanas, comentando fatos políticos. E todas as sextas-feiras você poderá ler o jornal Cocal Notícias online aqui. A parceria com o jornal impresso, abre novos caminhos ao Cocal Comunitário, pois somos um site e assim pretendemos ser, porém os jornais, e principalmente o Cocal Noticias, chegam em mãos de pessoas que não fazem parte da era tecnológica e digital. E com isso podemos também levar um pedacinho do Cocal Comunitário a estas pessoas.

Plano de Carreira do Magistério

Durante a semana rolou alguns comentários de que os vereadores podiam rejeitar o projeto do Plano de Carreira dos Professores, mas os vereadores se quer viram ainda o projeto, que não chegou no Legislativo.

A missão do Vereador é levar pau

Vereador Volnei da Silva (PSD) já havia dito isso a um tempo atrás, e pelo jeito é verdade. Levaram pau sem se quer ter chego o projeto. Mas sutilmente cutucaram a Prefeitura pela demora de enviar alguns projetos. Vereador Volnei ainda lembrou que possuem prazos para analisar, não podem votar sem análise.

Nem situação, nem oposição

O vereador Edson Rosso, do PSDB, quiçá o vereador de oposição que mais pega firme com o Executivo, disse novamente que os vereadores não são nem situação, nem oposição, pois estão ali para trabalhar pelo povo.

Conselhos de direitos e a sociedade civil

Com a nomeação dos conselhos de direitos na cidade, fui analisar algumas leis. Vários conselhos, em suas leis, já estão lá às associações e entidades nomeadas. Não creio que seja uma prática democrática esta. E se outra entidade civil desejar participar, como faz?

Lei antidemocrática

Apesar da lei não ser desta administração os conselhos são e é preciso dar uma arrumada nisso, não é democrático ser entidade já indicadas. Cadê a discussão popular?

Deputados em campanha em Cocal

Esta semana candidatos a deputados estiveram por Cocal, Rodrigo Minotto, do PDT, com lideranças da cidade em campanha. O atual deputado estadual Padre Pedro Baldisseira, do PT, também esteve em uma reunião na cidade. Padre Pedro é padre da igreja católica e está no seu terceiro mandato de deputado estadual. Já apresentou alguns projetos que à frente, como meio ambiente e agroecologia, a frente parlamentar em defesa da água em SC, a participação dos movimentos sociais e sociedade civil e a moralidade na política.

Reviravolta na Política

A tragédia que matou Eduardo Campos colocou Marina Silva em segundo lugar e já nas pesquisas ultrapassou o candidato Tucano Aécio Neves. Dilma permanece em primeiro. Com a entrada dos horários eleitoral novas mudanças podem vim por aí, nossa aposta: Dilma irá subir de três a quatro pontos e Aécio e Marina descer dois pontos. A candidata pelo PSOL, Luciana Genro, também deve subir um pontinho, pois tem uma propaganda eleitoral bem elaborada.

Inicio de propaganda eleitoral

Dilma e Aécio iniciaram suas campanhas na TV apelando para o emocional. O PSDB com discursos de que “o Brasil melhorou, mais tem que melhorar” e o PT com ações do governo nos últimos 12 anos, usando Lula para arrebatar o eleitorado da era lulismo. Pastor Everaldo chegou trazendo na pauta o “vamos privatizar tudo” e um moralismo de uma ala conservadora. Luciana Genro, do PSOL, traz em poucos segundos uma propaganda bem elaborada. O PSB terá Marina Silva e o vice Beto Albuquerque, financiado pelo agronegócio Gaúcho. 

2 comentários:

  1. Esse plano é para os professores terem aumento e os diretoras tbm??? Se for isso então Prefeito Não precisa mandar para os vereadores! Porque são os q mais ganham que se vê na Câmara..... Se os demais estão contende, não reclamam que ganham pouco, nunca estão lá reclamando. Tem diretora que até disponibiliza parte do seu tempo e prepara o lindo jardim na praça da matriz toda suja e bem feliz e as professoras todas contentes tocam a escola com certeza sem a sua presença... Pode Crê prefeito não mande mesmo... aumente o salários da saúde

    ResponderExcluir
  2. KKKKKKKKKKKK....Você só pode estar debochando né??? Ou não?

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.