quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Plebiscito Popular: Debate sobre reforma política

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

O comitê de Cocal do Sul, que articula o “Plebiscito Popular - Por uma Constituinte Exclusiva Soberana do Sistema Político”, vai realizar um encontro nesta quinta-feira (21/8), às 19 horas, no auditório da igreja matriz no Centro da cidade.

O debate será realizado pelo representante do comitê regional do Plebiscito João Paulo Teixeira e tem o objetivo de refletir com a população a proposta de reforma política.

O plebiscito popular ocorre na Semana da Pátria, ou seja, de 1º a 7 de setembro,sendo que terá urnas espalhadas em alguns pontos da cidade. A pergunta feita será: “você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político?”, e a população respondera sim ou não.

Venha participar e debater uma reforma política no Brasil. Está é a hora!

Entenda mais sobre o Plebiscito no vídeo:





O que é um Plebiscito?

Plebiscito é uma consulta aos cidadãos, que escolhem entre “sim” ou “não”. De acordo com as leis brasileiras somente o Congresso Nacional pode convocar um Plebiscito. Já um Plebiscito Popular é uma ação puxada por movimentos sociais, permitindo que os brasileiros expressem a sua vontade política e pressionem os poderes públicos a seguir a vontade da maioria do povo.

Quando votar?

O Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva da Reforma Política no Brasil ocorre durante a Semana da Pátria. De 1º a 7 de setembro de 2014 haverá urnas nas praças, escolas, igrejas e comunidades. Nele as pessoas terão que responder a questão: Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o Sistema Político?

O que é uma Constituinte?

Constituinte é a realização de uma assembleia de deputados eleitos pelo povo para modificar a economia e a política do País e definir as regras, instituições e o funcionamento das instituições de um Estado como o governo, o Congresso e o Judiciário, por exemplo. Suas decisões resultam em uma Constituição. A do Brasil é de 1988.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.