domingo, 30 de novembro de 2014

Algumas manchetes de Cocal desta semana #48.14

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

As três publicações mais acessadas e comentadas desta semana no Cocal Comunitário:

Confira notícias relacionadas à Cocal do Sul em outros veículos de comunicação:

27/11 – Quinta-feira

26/11 – Quarta-feira

Homem é preso diversos furtos em Cocal

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Um homem suspeito de furto e receptação foi preso pela Polícia de Cocal do Sul na última quarta-feira (26/11) . A prisão ocorreu após denúncias de que o suspetio estava em um loja de informática em posse de um notebook furtado.

Com o homem foram encontrados dois aparelhos de telefone celular e em sua residência outros produtos de furtos, muitos subtraídos de uma residência na terça-feira.

A prisão ocasionou a resolução de quatro furtos com arrombamentos sucedidos durante a semana.

(Fonte: Polícia Civil de Santa Catarina)

Música ajuda crianças a desenvolverem suas habilidades

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A música ao alcance das crianças e adolescentes pode ser uma ferramenta transformadora na vida. Com o objetivo de ampliar o conhecimento e desenvolver habilidades, a Prefeitura de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Educação, há seis meses disponibiliza aulas de violão gratuitas aos alunos da escola Demétrio Bettiol. O projeto atende dezenas de participantes, duas vezes por semana, no período da manhã.

As aulas são ministradas pelo instrutor Gabriel Pessi da Rolt e abordam o módulo teórico de noções musicais e a prática já no instrumento. “O material é oferecido pela Secretaria, além do instrumento. Temos muitos talentos que só precisam ser motivados e dessa oportunidade para desenvolver. É a música interagindo no aprendizado”, afirma. Os alunos também são preparados para as apresentações artísticas na cidade. “Em pouco tempo de aula já participamos de muitos encontros. Agora estamos nos preparando para o Cocal Luz com um repertório de quatro a cinco músicas”, adianta.

O participante Kelvin Silva, 11 anos, recebe o apoio da família. “Meu tio e primo são músicos e eu gosto muito. Quero aprender para um dia poder acompanhá-los”, afirmou. Para o aluno Rian Thiago Domingos Leopoldo, 13 anos, as aulas vem como uma oportunidade. “Muito legal poder desenvolver em nós a parte cultural. A gente está aprendendo ao invés de ficar no computador, televisão. Todos os alunos deveriam participar”, disse. Assim como Kelvin e Rian, as alunas Letícia Neves Francisco (10), Gabriele Constantino Borges (8) e Larissa de Souza (10) também buscam essa interação com a música de forma divertida. “É importante e cada vez mais envolvente. O resultado a gente já observa e evoluímos constantemente. A dedicação também é fundamental”, declararam.

Para a Secretária de Educação, Raquel Quarezemin “as aulas de violão desenvolvem o gosto pela música, o raciocínio, eleva a autoestima dos participantes, tornando-os adolescentes mais seguros e capazes de enfrentar desafios. No próximo ano, além da Escola de EF Demétrio Bettiol as aulas de violão acontecerão também na Escola de EF Cristo Rei”, adianta.

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Opinião: Libertar a educação

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

De qual educação falamos quando pensamos em direitos humanos e na vida? Talvez a escola e os métodos educacionais lembrem gaiolas, como dizia Rubem Alves. E elas, as gaiolas, não proporcionam a liberdade de voar e cantar o que é belo. Infelizmente vivemos em uma sociedade das “grades”, na qual não existe liberdade, mas sim uma “alforria” para realizar isso ou aquilo.

Os sistemas educacionais estão talvez, ou com certeza, a serviço de “Servir o sistema”, fazendo da lógica de se formar para viver no sistema e responder as demandas que o sistema oferece, sem questionar o sentido do trabalho. Nossa educação não se preocupa em garantir cidadões que viverão um trabalho emancipatório, mas sim peças fundamentais de funcionamento do sistema atual.

É possível perceber nos dias atuais que existem sérios problemas de relacionamento humano quando pensamos os direitos humanos. Podemos afirmar, como disse o poeta Bertolt Brecht, "Que tempos são estes, em que temos que defender o óbvio?”. Todos falam da paz, mas não educamos para paz, a gente educa para competitividade, e ser competitivo é artimanha do sistema de manter suas estruturas dando a falsa impressão que “ser competitivo é saudável”. Cabe perguntar, como funcionam nossos vestibulares? Não são guerras e batalhas da qual sobrevivem os ditos ‘melhores’? E desta forma, talvez, possamos entender a violência nas periferias. A lei da competitividade elimina os “menos preparados para o sistema”, só que na lógica da exclusão, esta competitividade chega ao extremo da barbárie. Pensando misso, não existe locais para a vida, quando alguém sempre deve perder.

É quase uma “heresia” pensar na libertação da educação em um sistema capitalista se compreendermos que a educação é ideológica, que forma para competitividade e para o mercado com seus modelos autoritários, construindo assim, uma educação que oprimi. Talvez, a educação não esteja fracassada, talvez a educação responda o que querem que ela seja, opressora!

Temos um sério problema: como libertar a educação das correntes que a prendem? E diz o poeta da educação Rubem Alves: “Eu quero desaprender para aprender de novo. Raspar as tintas com que me pintaram”. 

Cabe aqui o maior desafio, desaprender para aprender!

Segunda é dia de ação voltada à saúde em Cocal

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul recebe nesta segunda-feira (1º/12) uma ação voltada à população, com foco na importância do diagnóstico precoce e o alerta contra HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS e organizada pela Prefeitura. Durante o dia a equipe de Saúde do município realiza testes rápidos de diagnóstico no Centro de Pastoral da Igreja Matriz, Centro, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

“O aumento dos casos de Aids desperta a necessidade de descentralizarmos o atendimento e investirmos em ações para diagnosticar precocemente os casos da doença para que possamos proporcionar um tratamento eficaz, a redução de riscos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas infectadas”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde Sinara Crippa Milanez.

Dia Mundial

A criação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, estabelecido no dia 1 dezembro, foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas com HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.

sábado, 29 de novembro de 2014

Cocal Luz começa neste domingo

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

O clima natalino chega a Cocal do Sul oficialmente neste domingo (30/12), quando ocorrerá a abertura da programação de Natal, às 19 horas, na Praça da Igreja Matriz. As luzes espalhadas pelo Centro da cidade serão acesas durante a cerimônia que contará com três horas de encanto e magia, incluindo a tão esperada chegada do Papai Noel. O evento será encerrado pela banda Matusa que subirá ao palco às 22h.

Segundo o presidente do Cocal Luz, Cledio Fachin “a decoração natalina foi ampliada em 30% este ano. Milhares lâmpadas foram espalhadas pela área central. Cidade, com destaque para as árvores que recebem decoração diferenciada. Também estamos revitalizando a praça em frente ao supermercado Bistek. A cidade vai ficar bem atrativa turisticamente”, garante.

O Prefeito Ademir Magaganin adianta que mais uma vez a chegada do Papai Noel será uma surpresa e irá encantar a todos paralelo a decoração e as atrações quase que diárias. “Estamos preparando uma festa bonita, de esperança e que de fato esse brilho esteja presente em cada família Sul Cocalense. Esperamos a todos neste domingo. Será uma noite muito especial”, afirma.

Até o dia 25 de dezembro inúmeras atrações serão realizadas no palco do Cocal Luz, como apresentações de danças, corais, bandas, shows, entre outros. O Cocal Luz é uma realização da CDL juntamente com o Governo Municipal, Coopercocal e conta com o apoio de empresas privadas e Câmara de Vereadores. “O Cocal Luz 2014 trará 86 apresentações artísticas com a participação de mais de 800 pessoas nos palcos, Trenzinho de Natal, Concurso de Vitrines e noites temáticas. Esse será o maior de todos os Natais”, destaca o presidente da CDL, Fernando De Fáveri.

Fernando afirma ainda que o Natal é uma data mágica e encantadora, o nascimento de Cristo, o Papai Noel, data de reflexões e para o Comércio, em especial ao de Cocal do Sul, é a principal data. “Aqui há o incremento das vendas e a geração de emprego são reflexos deste momento. Por isso queremos que as pessoas prestigiem a nossa cidade e estejam conosco neste natal para presentear e se divertir em família”, concluí.

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Novo local para confecção da identidade - Galeria Dagostim

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Para melhor comodidade e integração dos serviços, a partir desta semana o IGP ( Instituto Geral de Perícias) de Cocal do Sul esta atendendo em novo endereço. O órgão é responsável pelo Registro Geral ou a Carteira de Identidade. O atendimento agora funciona onde estão localizados os órgãos da Junta Militar, Procon, SINE e Casa da Cidadania, na Galeria Dagostim, no Centro de Cocal do Sul.

O órgão IGP, assim como os demais serviços, funcionam das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira.

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Coopercocal realiza desligamento na Área Industrial I neste domingo

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção na Área Industrial I,  em Cocal do Sul, neste domingo (30/11).

Os moradores e empresários ficarão sem eletricidade das 7 às 9h30.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Fala Comunidade: postes apagados

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Leitor enviou um alerta para os responsáveis pela iluminação pública. Confira:

"Os postes em Cocal, onde foram colocados enfeites de Natal não estão mais acendendo. Está uma escuridão em várias ruas. A claridade do enfeite deve enganar o relê, fazendo achar que ainda está claro".

Manifestação bloqueia rodovia

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A rodovia SC-108, que corta o Centro de Cocal do Sul, foi bloqueada no fim da tarde de ontem por entidades e pessoas da cidade. Após várias tentativas e reuniões sobre a falta de efetivo policial em Cocal, eles fecharam a rodovia por uma hora, porém não gerou tanto transtorno, já que a maioria dos motoristas utilizaram desvios.

A manifestação contou com apoio da CDL, Prefeitura, Câmara de Vereadores e Lions Club. A comissão já realizou algumas reuniões com políticos e lideranças do estado, como a comitiva que foi para uma audiência com o comandante da Policia Militar de Santa Catarina, da qual voltaram com esperança, mas sem nada concreto.

#EnfimSexta! #36

por Camila Furlan
- socialcomunitario01@gmail.com

Oioioi,
Pra quem teve uma semana que passou se arrastando, segue aí a agenda pro findes... E quem teve uma semana que passou voando, pode conferir aí também ;*
28/11 - 1º Aniversário Moto Encontro – Máverick Bikers Pub Criciúma
Hoje começam as comemorações do 1º aniversário moto encontro do Máverick. Pra dar início as atividades, hoje tem show com bud rock e cover do AC/DC. Amanhã rola um som com Vêndeta Rock e Vocalise Acústico, lembrando que sábado as bandas começam mais cedo, às 21h. Domingo se encerra as comemorações com: Redneck, Lady Die, Vigário Jack e Pedro Araújo.
29/11 – Show Nacional Ira – Ventuno Pub Urussanga
Quem curte um rock das antigas (que nem é tão das antigas)? Amanhã vai rolar um mega show com a banda IRA, na turnê Núcleo Base, lá no Ventuno, quem vaaaaii??? Pra quem não conhece, a banda IRA é uma excelente banda que teve seu início nos anos 80 e tem muitos sucessos como: Envelheço na Cidade, Flores em Você, Vida Passageira e mais um monte de coisa boa. Não percam!!! E mais, antes e depois do show, o pessoal do Vigário Jack vai estar por lá fazendo um som.
Para os preocupados com chuva, parem de se preocupar, terá uma estrutura coberta, para o caso de São Pedro querer dar uma refrescada no povo. Ingressos na TigerNet.

28/11
• Sexta é Pagode no Alambique – Alambique 1500 Criciúma
• Grupo Sorriso Lindo – Casa do Baile Criciúma
• XXI Festival Internacional de Corais – Teatro Elias Angeloni Criciúma (28 e 29/11)
• The Deep – HouseBeer Orleans
• Encerramento da Temporada – Don Carone Cocal do Sul

29/11
• Sabadão Especial – BBBowling Criciúma
• Espegato 10 anos -Campestre Park Praia do Rincão
• Costelaçõ 0800 – MáverickBikerspub Criciúma
• Nodaioni – The Republic Criciúma
• Festival Criciúma Rock – Parque das Nações Criciúma
• Viva La Vita – Villa’s Içara
• Encerramento da Temporada – Villa Goullo Morro da Fumaça
• Sertanejo – Villaras Summer Praia do Rincão
• Abertura Oficial do Verão – Laguna Tourist Laguna

Parabéns pra vocês!!


Felicidades aos aniversariantes dessa semana!!! Que seus objetivos sejam alcançados e que as realizações se multipliquem, diariamente. Que todos os seus desejos hoje se façam realidade. Muitas felicidades, paz, amor, sucesso e tudo o que há de melhor hoje e para sempre.

Beijos e Beijos... 



Cocal Notícias 519: versão online

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Fala Comunidade: e continuam estacionando em faixa amarela

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Leitor enviou foto de uma das ruas do Centro de Cocal do Sul, em que um carro estaciona em faixa amarela. Pode parecer chato a quantidade de Fala Comunidade sobre o assunto, mas enquanto não aprenderem a fazer correto, vamos continuar chamando a atenção.

Se liga cidadão!


Fala Comunidade! Viu algo errado? Mande sua foto e texto que publicamos.

Pavimentações continuam em Cocal

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

As obras de pavimentação seguem em Cocal do Sul. São seis ruas que estão em execução, com recursos próprios e do Fundam. Nos próximos dias elas serão concluídas, totalizando mais de 7 mil m².

“Falta pouco para concluirmos 100% da área urbana, totalizando a pavimentação de quase 100 ruas da cidade”, destaca o secretário de Obras, Élvio Scarpatto .

Ruas em execução:
Prolongamento da Antônio Zanette (Jardim Itália): 1.100 m²
Ipanema (Vila Nova): 2.222 m²
Mato Grosso (Vila Nova): 2.222 m²
Teodoro Smânia (Guanabara): 1000 m²
Prolongamento da Maria E.Z. Pagnan (Centro): 200 m²
Acesso a SC-108 com o loteamento Jatobá (Rio Galo): 300 m²

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nossa Bolsa: oportunidade de fazer um curso superior com benefício de até 100%

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Fazer o curso que desejava e contar com bolsa de estudo integral foi o “casamento” ideal para sua carreira, segundo a aluna de Letras da Unesc, Helena Machado, de 22 anos, de Içara. A estudante da quarta fase do curso é um dos 940 acadêmicos beneficiados pelo Nossa Bolsa Licenciatura, que concede bolsa de até 100% para estudantes dos cursos de Letras (Língua Portuguesa), História, Geografia e Matemática.

Helena entrou na Unesc pelo SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), que analisa o histórico escolar do candidato e conta que desconhecia a possibilidade de estudar com bolsa. “Liguei para a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) para saber da disponibilidade de horário do curso e fui informada sobre o Nossa Bolsa. Sempre quis fazer Letras e o programa possibilitou que eu pudesse ingressar na Universidade e me dedicar a minha formação”, comenta.

Além das aulas, Helena participa do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência) que realiza atividades em escolas de Criciúma e permite que estudantes de Licenciatura da Unesc tenham contato com o cotidiano do ambiente escolar mesmo antes de formados. “Desde que entrei aqui tive muitas oportunidades. Desde bolsa de estudo até estágio e contato com profissionais qualificados. Tudo isso contribui com a minha formação”, comenta ela, que pretende dar continuidade aos estudos fazendo Mestrado em Educação ou em Teoria Literária.

Assim como a estudante de Letras, a Unesc dá oportunidade para que outras pessoas realizem o sonho de fazer um curso superior. Pelo Programa Nossa Bolsa Licenciaturas, o candidato concorre a benefícios de 50% ou 100%, conforme o seu perfil socioeconômico: renda per capita de até um salário mínimo e meio para bolsa integral e renda per capita de até três salários mínimos para bolsas de 50%. E os interessados em participar podem se inscrever no portal Unesc.

Além do Nossa Bolsa, a Universidade está com inscrições abertas para o SIM, em mais de 35 cursos presenciais e a distância. São 1.171 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2015 na primeira ou em diversas fases. Os alunos que ingressarem pelo histórico escolar poderão receber descontos entre 8% e 50%, de acordo com os perfis: pessoa jurídica ou física.


(Colaboração: Secom Unesc)

Cutucadas #45.14

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Novamente em pauta as “emendas parlamentares” - quem é o pai da criança. Parece que todo mundo sempre de olho em aparecer bem na foto.

=====================================

# Sidney e as cobranças

Vereador Sidney cobrando o reconhecimento de quem trouxe as verbas, no estilo “gratidão é tudo”. A bancada do PSDB. mesmo de oposição, traz investimentos de seus deputados. Quer reconhecimento.

=====================================

# Dinheiro de deputado federal

Dinheiro de deputado Federal é dinheiro do Governo Federal, pois deputado não tem recursos.

=====================================

# Vereador Edson e a oposição

Mesmo que a fala na Tribuna estivesse com outras pessoas, o vereador Edson Rosso usou dos espaços para fazer críticas à Prefeitura. Primeiro sobre a falta de incentivo à agricultura e cobranças de maquinários para os agricultores e depois a necessidade de maior investimento na agricultura para manter o alimento na mesa da cidade.

Outro comentário foi sobre a contratação de empresa de publicidade. Segundo o vereador não seria necessário, já que temos bons meios de comunicação na cidade. Vereador mencionou que poderia se apoiar mais estes meios de comunicação.

=====================================

# Plano Diretor

Pouca, mais muita pouca participação nas audiências publicas sobre o Plano Diretor. Realmente é mais fácil reclamar e não se envolver em nada. Por isso nada muda e as pessoas continuam com discursos de “reclamar de tudo sem saber de nada”.

=====================================

# Só os interessados

Imobiliárias e construtoras, que possuem interesses no Plano Diretor, marcaram presença e pautaram suas demandas.

=====================================

# Agricultura em Cocal

O técnico da Epagri destacou na última terça, na Câmara de Vereadores, que “é preciso alavancar a agricultura em Cocal do Sul” e “incentivar a juventude a assumir a agricultura”. Porém, quando se vê a maior parte da área rural se transformar em área de desenvolvimento, isso é, que pode conter indústrias e empresas, a lógica é que cada vez termos menos investimento para se manter a agricultura e mais incentivo para “urbanizar” e industrializar Cocal. Não sei se isso é ruim ou bom, mas sei que a médio e longo prazo não se pretende investir na agricultura.

=====================================

# Novos Ministros

Dilma, eleita com a esperança de uma guinada a esquerda, muda à direção e guina a direita, as escolhas de Joaquim Levy para o ministério da Fazenda e Katia Abreu para Agricultura é um erro. Dilma prefere se alinhar ao “lado da elite” que não a apoiou, do que garantir as mudanças necessárias. Tirando a política social, PT e PSDB mantem uma proximidade na fórmula econômica. 

Hoje ocorre a última audiência pública para revisão do Plano Diretor

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Nesta quinta-feira (24/11) ocorre a última audiência pública para a revisão do Plano Diretor de Cocal do Sul. O encontro será realizado na Câmara Municipal, sempre às 19 horas.

A participação do cidadão é fundamental.

Conheça o que foi apresentado na primeira e na segunda audiência. Lembrando que a apresentação é igual, mas a participação das pessoas pode mudar o rumo da audiência e da revisão.

Feira de Adoção de Animais (cães e gatos) ocorre nesta quinta

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A Ong ‘Patas e Pegadas’, em parceria com o Colégio Cocal, realiza a 4ª Feira de Adoção de Animais (cães e gatos) nesta quinta-feira (27/11), das 13h30 as 17 horas, na praça central da cidade. Para adotar é preciso levar um comprovante de residência e RG .

Seja solidário e adote um animalzinho sem lar!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Angela e Sidney utilizam a tribuna

por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

A tribuna desta semana foi usada por dois vereadores: Angela Maria Mendes Anjo (PPS) e Sidney Duarte de Oliveira (PSDB).

Vereadora Angela
Angela pautou o Dia Mundial de Doadores de Sangue e a importância de doar sangue para salvar vidas. Também usou do momento para fazer memória do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, “por motivo do dia do assassinato de Zumbi dos Palmares. Precisamos entender a importância desta data”, frisou a vereadora. E o 25 de novembro, Dia da Criação do Estado de Santa Catarina.

Na oportunidade ela convidou a população a participar dia 27 de novembro da manifestação, em frente a igreja católica, pedindo mais policiamento para a cidade. A manifestação inicia as 17 horas.

Vereador Sidney
Já o vereador Tucano Sidney, no uso da tribuna, reforçou o convite para a manifestação e falou do grupo de tabagismo, que contou com 50 pessoas, divididas em 5 grupos pelos bairros: destes, 25 deixaram de fumar. Um sucesso em 50% dos participantes do programa. Aproveitou para cutucar dois vereadores que ainda fumam e parabenizar o vereador Volnei que deixou de fumar. Trouxe dados sobre o tabagismo, que pode causar 14 tipos de câncer e mata 23 pessoas por hora no Brasil.

O vereador aproveitou para citar que novamente a Prefeitura esqueceu de mencionar quem foi o deputado que trouxe a verba para os 9 parquinhos infantis. “O prefeito disse que foi um equivoco, mas novamente não citaram qual deputado. Parece que a Prefeitura esta fazendo com dinheiro próprio”, comentou.  O vereador ainda proferiu “gostaria que o prefeito tomasse mais cuidado com a assessoria de imprensa da Prefeitura”.

Nesta ocasião, o vereador Edson Rosso, também do PSDB, questionou o fato de se pagar R$ 500 mil a uma agencia de publicidade e destacou que era importante apoiar os meios de comunicação da cidade, que fazem um ótimo trabalho.

Sidney notificou que a bancada do PSDB trará 300 mil em emenda parlamentar do deputado federal Marco Tebaldi, que, como sugestão, seja usado para um centro de convivência para idosos ou para o canal auxiliar do rio tigre.

Manifestação por mais policiamento - "vamos fechar a rodovia"


por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Entidades de Cocal do Sul, após varias tentativas e reunião sobre a falta de efetivo policial na cidade de Cocal do Sul, realizarão uma manifestação nesta quinta-feira (27/11), às 17 horas na praça da igreja matriz.

Os organizadores convidam a todos da cidade para fechar a rodovia por mais segurança e policiamento para Cocal do Sul.

A manifestação conta com apoio da CDL, da Prefeitura, da Câmara de Vereadores e do Lions Club. A comissão já realizou algumas reuniões com políticos e lideranças do estado, como a comitiva que foi para uma audiência com o comandante da Policia Militar de Santa Catarina, da qual voltaram com esperança, mas sem nada concreto.

Participe com sua família.

Epagri presta conta do ano de 2014

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Como já de costume, a Epagri, no final do ano, presta conta das atividades realizadas no município de Cocal do Sul.  A apresentação se deu por conta do funcionário Claiton Jose Pereira, que destacou que é um dever a entidade prestar contas das atividades para a população. 


Um dos problemas levantado pelo técnico da Epagri é a permanência de jovens na agricultura. Segundo dados, no ano de 2014 nenhum jovem foi encaminhado para realizar cursos de aperfeiçoamento no campo. Existe um “envelhecimento” dos agricultores de Cocal, isso resulta a uma instabilidade nas áreas de produção e na quantia produzida na cidade. “A agricultura de Cocal precisa de uma alavanca para crescer”, comentou Pereira

Das prioridades da Epagri, foram apresentada:

Agregações de valores: com destaque para  a feira da agricultura familiar que acontece todas as sextas, com ênfase à visita a feira “sabores do Paraná”, em Curitiba, visita à feira “agroponte”, em Criciúma, e o programa de arte e cultura.

Horticultura: o programa com as guardiãs das sementes crioulas, grupo de mulheres que preservam as sementes crioulas  originarias.

Piscicultura: a profissionalização de alguns produtores de peixes de água doce, treinamentos de técnica de manejo de peixes e a feira do peixe vivo na semana santa. Também destaque para uma nova espécie de tilapía com maior rendimento e aperfeiçoada em Cocal.

Pecuária: Realizado um dia de campo com dicas de raças de gado e pastagem. Também o representante de uma rede de supermercado ofereceu a compra de 50 cabeças de gado por semana, com as especificidades, mas a região ainda não conta com esta demanda.

Programas Institucionais: Fretes do calcário em parceria com a prefeitura. Foram 482 toneladas de calcário entregues a agricultura. Distribuição de semente de aveia. 28 análises de solos. Atendimento de 300 famílias durante o ano de 2014.

Por fim, o técnico indicou que é preciso pensar futuramente o armazenamento de água para garantia de irrigação.

O vereador Edson Rosso (PSDB) questionou sobre as secas e como os agricultores podem superar tecnicamente esta intempere da natureza. Aproveitou para questionar o motivo dos valores cobrados por hora dos maquinários, já que as máquinas chegam de graça do governo federal para prefeitura. 

Mais um dia na Câmara de Vereadores

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A ordem do dia da sessão da Câmara de Vereadores trouxe várias modificações de texto e segunda votação, como projetos de lei, na noite de ontem (25/11). Foi de forma corriqueira da sessões anteriores e do andamento da casa. Foi votado e aprovado:


·         Projeto de lei que permite o convenio para contratação de estagiários na Prefeitura;
·    Modificação em lei que permite que as eleições das entidades não governamentais para conselhos sejam feito via fórum de entidades;
·     Emenda aditiva que nomeia com dados o carro que será utilizado pelo corpo de bombeiro cedido pelo município;
·         Criação da política de idosos, como conselho do idoso e fundo municipal do idoso;
·         Liberação dos recursos para o Natal Luz.


Coopercocal realiza desligamento no Rio Perso nesta quinta

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção na Rio Perso, em Cocal do Sul, nesta quinta-feira (27/11).

Os moradores ficarão sem eletricidade das 8 às 11h30.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Espaço Cultura: The Game – Nova série para assistir

por Guilherme Fabro
 - cocalcomunitario@gmail.com

The Game é a nova série de espionagem da BBC. Ela conta a história de um grupo do MI5, liderado pelo agente Daddy (Brian Cox), que estabelece um comitê secreto para investigar a existência de uma operação Soviética cuja existência foi revelada por um oficial da KGB querendo desertar.

A comissão é composta por Bobby Waterhouse (Paul Ritter), o chefe da contra-espionagem; Sarah Montag (Victoria Hamilton ), Alan (Jonathan Aris), Jim Fenchurch (ShaunDooley), Wendy Straw (ChloePirrie), e Joe Lambe (Tom Hughes), o interrogador que esconde seus próprios segredos. A equipe sabe que os soviéticos estão reativando agentes adormecidos com um emprego. Um novo traidor é investigado em cada episódio para entender melhor a Operação Glass.

A série se passa na Inglaterra, no período auge da guerra fria. A tensão do momento é facilmente sentida no clima da série. Essa é a grande qualidade da série, toda a ambientação é fenomenal, figurino, clima, tensão, a sensação que algo grande e ruim vai acontecer em cada episódios. Foram confirmados seis episódios na primeira temporada e como são poucos, são fáceis para assistir. Esse foi um dos motivos que chamou a atenção, ando evitando séries grande, de 20 e poucos episódios.

As atuações são ótimas, provavelmente os atores não serão conhecidos, a grande maioria faz séries inglesas e tem poucos projetos nos EUA. Esse é outro motivo para assistir a série. Estamos acostumado com o cinema e TC américa, a Inglaterra tem muitas coisas boas, muitas séries ótimas, não estranhe o sotaque o começo ou se a formula da série parecer diferente, a BBS tem um jeito diferente de apresentar os fatos, as coisas não ficam claras no começo, mas no final tudo de encaixa perfeitamente.

Por fim, quem gosta de filmes/séries de espionagem deve assistir correndo, vai adorar as intrigas e os golpes que foram o que realmente que convenceu a assistir a série. The Game é a indicação do dia, vale muito a pena assistir.

Inscrições para professores ACT em Cocal ocorrem na próxima semana

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

De 1º a 5 de dezembro estarão abertas as inscrições para o processo seletivo temporário de professores do município de Cocal do Sul. A responsabilidade é da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura. Pelos números de professores concursado ineficiente para as demandas de aulas, é necessário que todos os anos se contrate professores em caráter temporário, com prazo determinado de fim de contrato.

O processo seletivo será realizado através de análise de títulos e tempo de serviço, classificatória, aplicada as funções temporárias para os cargos. As inscrições para Educação Infantil e Ensino Fundamental I serão realizadas nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro. Já para o Ensino Fundamental II Áreas Específicas serão realizadas nos dias 4 e 5 de dezembro. 

O horário das inscrições será das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas, sendo realizadas na Secretaria de Educação, na Rua Paulino Búrigo, 12, Centro de Cocal do Sul.

Resultado da segunda audiência do Plano Diretor, no Bairro Boa Vista

por Davi Carrer e Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Com um pouco mais de 20 pessoas presentes, foram poucas propostas de alterações, na audiência da revisão do Plano Diretor de Cocal do Sul, que ocorreu na noite de ontem (24/11), no Centro Comunitário do Bairro Boa Vista.

Como foi na primeira audiência,  o responsável pela empresa contratada para a realização dos trabalhos, Jorge Fridberg, foi quem apresentou as propostas, ao lado do arquiteto da Prefeitura Everton Fragnani. As principais alterações são quanto a altura de prédios, tamanho mínimo de terreno, mudança de perfil de estradas e zoneamento de áreas. A apresentação do Plano seguiu o esquema da primeira audiência

O plano diretor foi construído em 2008 e dever ser revisado a cada cinco anos, observando as necessidades de mudanças e melhorias na cidade. Segundo o responsável pela elaboração, Jorge Fridberg, o plano diretor pretende revisar para garantir harmonia na cidade e evitar um progresso desenfreado. A aprovação ainda passará pela Câmara dos Vereadores, que pode somente rejeitar ou aprovar, sem poder fazer mudanças. Lembrando que a área de APA do Plano não pode ser tocada.

A terceira e última audiência ocorre no dia 27, na Câmara Municipal, às 19 horas.

Altura de prédios

A proposta da revisão do Plano Diretor é de que na região central da cidade a altura máxima dos prédios seja de 35 metros, o que equivale a cerca de 11 andares. Esta regra valeria para todas as ruas. Atualmente não há limite de altura, porém só é permitido construir prédios em algumas ruas. Atualmente, o maior prédio tem 53 metros.
Nas zona mistas, hoje, a altura máxima é de 18 metros. A revisão propõe passsar para 9 metros (três andares). Já nas zonas rurais a proposta é passar para 6 metros (dois andares).

Tamanho mínimo de terreno

Outra mudança é sobre o tamanho mínimo dos terrenos na cidade, respeitando as zonas. Atualmente, um terreno tem que ter, no mínimo, 375 m². A proposta é passar para 360 m².

Mudança de perfil de estradas

Sobre as estradas, a revisão do plano apontou mudança em seis vias rurais. A ideia é dar mais peso a alguns trechos de estradas do interior, como a que liga Cocal e Estação Cocal, possibilitando que mais tipos de construções possam se instalar nas margens dessas estradas.

Zoneamento de áreas

A revisão apresentou a proposta de transformar o Rio Galo, no trecho que corta a SC-108, em zona de desenvolvimento controlado. Atualmente ali é zona rural, o que proíbe a construção de estabelecimentos comerciais e indústriais, por exemplo. Outros trechos também seriam mudados de rural para desenvolvimento controlado, como na parte Sul da cidade, depois da Linha Cabral.

Interbairros já tem os campeões do dominó

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

No último domingo (23/11) foi realizado a disputa da modalidade de dominó masculino e feminino dos Jogos Interbairros de Cocal do Sul. Os jogos aconteceram no Centro de Eventos do Bairro Jardim Itália.

Foram seis equipes inscritas no naipe feminino e nove no masculino. Confira os vencedores:

Masculino:
1° VILA NOVA (Jair e Valdinei)
2° CRISTO REI ( Gil e Domingos)
3° UNIÃO
4° JARDIM ITÁLIA


Feminino:
1° CRISTO REI ( Joanildes e Edite)
2° BRASILIA (Maria Inez e Bruna)
3° VILA NOVA
4° JARDIM ITÁLIA

CDL escolhe nova diretoria nesta quinta

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

A CDL de Cocal do Sul escolhe nesta quinta-feira (27/11) a sua nova diretoria e seu novo conselho fiscal. A assembleia Geral Ordinária da entidade ocorre na sua sede, a partir das 19 horas. Todos os associados à CDL têm direito a voto.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

#Brasileirão: 36ª rodada

por Anderson Mafioletti
 - cocalcomunitario@gmail.com

Bom dia, boa tarde e boa noite galera que acompanha a nossa coluna sobre o brasileirão da série A, que está chegando no final e já temos alguma coisa bem definida no campeonato.

Uma delas é o time campeão, que nesse ano ficou novamente com o Cruzeiro, com duas rodadas de antecedência e sobrando no campeonato, parabéns ao Cruzeiro e a todos os cruzeirenses que comemoram muito esse título, inclusive em Cocal, com uma grandiosa carreata (sqn). A luta ainda continua na briga por uma vaga na libertadores no qual o São Paulo já está garantido e o Corinthians muito perto da vaga com outros times ainda lutando. 

Na parte de baixo o Criciúma confirmou o rebaixamento nessa rodada e segue alguns times ainda lutando contra a parte de baixo nessas ultimas duas rodadas. Os times catarinenses, com exceção do Tigre, estão praticamente garantidos na elite do futebol brasileiro. Vamos aos jogos e aos comentários.

Jogos dos dias 22 e 23 de novembro:

Cruzeiro 2 x 1 Goiás: Em um jogo para confirmar o titulo brasileiro, o Goiás não queria que o campeonato fosse definido nessa rodada chegando a empatar com o líder da competição mas não segurou o forte ataque do campeão Brasileiro e acabou perdendo o jogo deixando o Cruzeiro festejar o titulo no Mineirão. O Cruzeiro é líder e Campeão Brasileiro enquanto o Goiás caiu para décimo terceiro.

Santos 0 x 1 São Paulo: No clássico paulista quem se deu melhor foi o time do São Paulo que praticamente confirmou o segundo lugar na competição e um lugar certo na libertadores do ano que vem. O Santos já não tinha mais nenhum objetivo na competição e não conseguiu segurar o bom time do rival, terminando as ultimas rodadas somente para cumprir tabela. O Santos caiu para décimo primeiro e o São Paulo em segundo lugar.

Internacional 2 x 1 Atlético-MG: Na luta pelo G4 o Internacional tinha a obrigação da vitória, pelo fato de estar jogando em casa e buscando uma vaga no seleto grupo dos 4 primeiros, e assim o fez, com um gol nos segundos finais do jogo e com o time mineiro já pensando no grande jogo da final da Copa do Brasil. O time colorado subiu para quarto lugar e o Atlético-MG caiu para quinto lugar.

Corinthians 1 x 0 Grêmio: Em um jogo muito complicado, onde o time da casa teve as melhores oportunidades e pressionou o adversário no seu campo de ataque, o Corinthians conseguiu transformar as oportunidades em um único gol no final do jogo. O Grêmio por sua vez jogou mal e saiu reclamando da arbitragem. O Corinthians segue muito próximo da classificação para libertadores de 2014 e se manteve em sexto, o Grêmio por sua vez se distanciou um pouco mas ainda segue com chance, se mantendo em sexto lugar.

Flamengo 1 x 1 Criciúma: Matematicamente rebaixado para a série B o Criciúma não fez corpo mole contra o Flamengo e tentou complicar a vida do time carioca, jogando fora de casa e conseguiu um empate que nessa etapa não adianta mais nada, mas já deu para notar bons jogadores que podem ser destaques ano que vem. O Tigre poderia até ter saído com a vitória. O Flamengo subiu para nono e o Criciúma se manteve em ultimo e é o primeiro rebaixado para a série B.

Chapecoense 2 x 0 Botafogo: O time catarinense praticamente cravou sua permanência na série A e confirmou o rebaixamento do rival desse final de semana que segue com poucas chances de permanência. A Chapecoense contou com o apoio de sua torcida e chegou embalada para o jogo depois de ter goleado na ultima rodada, já o Botafogo segue sem poder de reação e o rebaixamento é praticamente certo. O time de Chapecó subiu para décimo quarto e o Botafogo de manteve em penultimo,

Coritiba 2 x 0 Palmeiras: No jogo dos desesperados, melhor para o Coritiba que venceu um concorrente direto pela permanência na série A com o apoio de sua torcida. O Palmeiras vive um drama depois de recém subir para a primeira divisão e continua lutando para permanecer esse ano na elite mas tem uma tabela um pouco mais complicada que o rival dessa rodada. O Coritiba subiu para décimo quinto e o Palmeiras caiu para décimo sexto.

Bahia 1 x 2 Atlético-PR: Em uma posição muito complicada na tabela o time do Bahia tinha a obrigação de vencer para seguir mais próximo de sair da zona de rebaixamento e jogando em casa não conseguiu superar o time do Atlético-PR que já não tem mais objetivo na competição. Com o resultado, o Bahia segue respirando por aparelhos na tabela e podendo confirmar o rebaixamento já na próxima rodada. O time baiano segue em décimo oitavo e o time Paranaense subiu para oitavo lugar.

Sport 2 x 2 Fluminense: Jogando fora de casa o time do Fluminense praticamente deu adeus por uma vaga na libertadores do ano que vem ao empatar com o modesto time do Sport e não depende mais de si para conquistar a vaga. Já o time do Sport segue somente cumprindo tabela na competição. O time de Recife subiu para décimo e o Fluminense se manteve em sétimo.

Figueirense 2 x 0 Vitória: O time catarinense praticamente confirmou sua permanência na série A ao vencer o fraco time do Vitória, que segue com chances de permanecer mas tem uma difícil luta para se manter. O Figueirense contou com o apoio de sua torcida e fez o dever de casa. O time da capital de Santa Catarina subiu para décimo segundo e o Vitória caiu para décimo sétimo.


Espaço Educação: Fazer ou não fazer viagem de estudos?

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Na última sexta-feira estive em um a viagem de estudos com cerca de 130 alunos. Eram três ônibus e em um deles eu acompanhei a viagem. Confesso que no fim do dia, após os últimos alunos embarcarem nos carros dos pais e irem para suas casas, eu estava exausto, completamente acabado. E eles? Alguns iriam a uma formatura ainda, outros foram fazer um lanche... Quanta disposição!

Ao longo da viagem me encantou muito a capacidade que essa gurizada tem de amar. Claro que também erram, assim como todos. Mas não vejo integração, do tamanho que eles são capazes de promover, nos adultos apenas por passarem algumas horas juntos. Incrível perceber colegas que quase não se comunicavam na escola e que durante a viagem chegam a conversar durante uma hora sobre diversos assuntos. Alunos que vivem com a cara fechada nas aulas, sorrindo o tempo todo. As vezes esperamos deles coisas diferentes do que eles desejam e por isso nos frustramos. Mas se ficamos abertos e sensíveis ao que os jovens nos trazem podemos nos surpreender e muito. Cada vez entendo mais o grande acompanhante de jovens, Hilário Dick, quando escreve que existe o divino no jovem. Somos treinados a não perceber isso. Logo, cabe a nós irmos nos educando para o contrário, para a possibilidade de enxergar coisas diferentes das que buscamos.

Erramos profundamente quando esperamos, ao invés de construirmos juntos. Quem espera fica na expectativa que outros façam aquilo que desejamos, no caso, os alunos. E se esperamos que eles façam aquilo que almejamos, desrespeitamos totalmente a possibilidade de eles construírem seus próprios caminhos, desrespeitamos a possibilidade de neles existir também o divino, de neles também a esperança acontecer, de deles surgir coisas belas.

A proposta dessa viagem que fiz foi diferente de outras anteriores. Nela, visitamos três lugares: O planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, depois fomos até o MARGS (museu de artes do RS) e em seguida fomos ao Parque Marinha do Brasil (um parque esportivo e muito arborizado). O que tem de diferente nisso tudo? É que entre as visitas teve muito tempo livre, quando eles podiam caminhar por Porto Alegre ou pelo parque Marinha. Alguns por conta própria descobriram a catedral e as estátuas na praça a sua frente e me contavam: "Nossa professor como são lindas". Outros optaram por assistir aos diversos artistas de rua que se apresentavam. Outros visitaram as tendas de artesanato e o comércio local. Outros jogaram bola. Outros optaram por deitarem em baixo das sombras das árvores e conversar. Outros tocavam e cantavam ao longo do parque. Outros andavam de skate, bicicleta... Nem tudo eu consegui perceber e acompanhar, mas o pouco que percebi mostrou que em meio a tanta diversidade existia uma imensa capacidade de criar/recriar momentos de harmonia, de união, de companheirismo e, porque não dizer, de amor.

Nosso desafio talvez esteja em cada vez mais perceber em nossos alunos esse divino ao invés de projetarmos neles nossas expectativas.

Grupos de mães e idosos encerram com bingo, almoço e baile

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Em meio ao clima natalino e despedida de mais um ano, aproximadamente 500 pessoas participaram de uma grande festa de confraternização para todos os grupos de mães e idosos promovido pela Secretaria de Assistência Social e da Família. O evento teve como objetivo encerrar as atividades desenvolvidas em 2014 e visou também levar um pouco de alegria aos grupos de forma integrada, com jogos, música, oração, entre outros. Durante a manhã, os participantes se divertiram com o bingo que contou com mais de 100 brindes, seguido do almoço e o tradicional baile animado pela dupla, Jair e José.

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Infantil e Fundamental: Matrículas abertas para rede de ensino de Cocal

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Estão abertas as matrículas para o ano letivo de 2015 nas instituições que oferecem Educação Infantil e Ensino Fundamental em Cocal do Sul.

Infantil

As matrículas para novos alunos ocorrem de 24 a 28 de novembro. A rematrícula foi na semana passada. Os pais de crianças nesta faixa etária (até 5 anos de idade e as demais crianças que completam 6 anos entre 1º de agosto a 31 de dezembro) devem procurar a instituição mais próxima da sua residência.
As instituições que atendem crianças de Educação Infantil adotarão o preenchimento da Ficha de Matrícula para todas as famílias que solicitarem vagas disponíveis. No ato do preenchimento, os pais ou responsável legal, deverão apresentar toda documentação necessária conforme estabelecido no item 7 do edital.

Ensino Fundamental

As matrículas para o ensino fundamental também seguirão os critérios contidos no edital. A criança deverá ter 6 anos completos ou a completar até 31/7/15 para ingressar no 1º ano do ensino fundamental de nove anos. As novas matrículas serão realizadas em duas etapas. A primeira de 24 a 28 de novembro e a segunda de 2 a 6 de fevereiro de 2015. O atendimento acontecerá de acordo com o funcionamento da unidade escolar com horário estendido.


(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Coopercocal realiza desligamento no Rio Perso e no Jardim Itália nesta terça

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no Rio Perso e no Jardim Itália, em Cocal do Sul, nesta terça-feira (25/11).

Os moradores ficarão sem eletricidade das 8 às 10 horas

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.