domingo, 30 de novembro de 2014

Segunda é dia de ação voltada à saúde em Cocal

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul recebe nesta segunda-feira (1º/12) uma ação voltada à população, com foco na importância do diagnóstico precoce e o alerta contra HIV/Aids, Sífilis e Hepatites B e C. A iniciativa é alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS e organizada pela Prefeitura. Durante o dia a equipe de Saúde do município realiza testes rápidos de diagnóstico no Centro de Pastoral da Igreja Matriz, Centro, das 9 às 12 horas e das 13 às 16 horas.

“O aumento dos casos de Aids desperta a necessidade de descentralizarmos o atendimento e investirmos em ações para diagnosticar precocemente os casos da doença para que possamos proporcionar um tratamento eficaz, a redução de riscos e a melhoria da qualidade de vida das pessoas infectadas”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde Sinara Crippa Milanez.

Dia Mundial

A criação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, estabelecido no dia 1 dezembro, foi uma decisão da Assembleia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas com HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir de 1988, por decisão do Ministério da Saúde. O dia foi instituído como forma de despertar a consciência da necessidade da prevenção, aumentar a compreensão sobre a pandemia e promover análises da sociedade e órgãos públicos sobre a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.