domingo, 30 de novembro de 2014

Música ajuda crianças a desenvolverem suas habilidades

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A música ao alcance das crianças e adolescentes pode ser uma ferramenta transformadora na vida. Com o objetivo de ampliar o conhecimento e desenvolver habilidades, a Prefeitura de Cocal do Sul por meio da Secretaria de Educação, há seis meses disponibiliza aulas de violão gratuitas aos alunos da escola Demétrio Bettiol. O projeto atende dezenas de participantes, duas vezes por semana, no período da manhã.

As aulas são ministradas pelo instrutor Gabriel Pessi da Rolt e abordam o módulo teórico de noções musicais e a prática já no instrumento. “O material é oferecido pela Secretaria, além do instrumento. Temos muitos talentos que só precisam ser motivados e dessa oportunidade para desenvolver. É a música interagindo no aprendizado”, afirma. Os alunos também são preparados para as apresentações artísticas na cidade. “Em pouco tempo de aula já participamos de muitos encontros. Agora estamos nos preparando para o Cocal Luz com um repertório de quatro a cinco músicas”, adianta.

O participante Kelvin Silva, 11 anos, recebe o apoio da família. “Meu tio e primo são músicos e eu gosto muito. Quero aprender para um dia poder acompanhá-los”, afirmou. Para o aluno Rian Thiago Domingos Leopoldo, 13 anos, as aulas vem como uma oportunidade. “Muito legal poder desenvolver em nós a parte cultural. A gente está aprendendo ao invés de ficar no computador, televisão. Todos os alunos deveriam participar”, disse. Assim como Kelvin e Rian, as alunas Letícia Neves Francisco (10), Gabriele Constantino Borges (8) e Larissa de Souza (10) também buscam essa interação com a música de forma divertida. “É importante e cada vez mais envolvente. O resultado a gente já observa e evoluímos constantemente. A dedicação também é fundamental”, declararam.

Para a Secretária de Educação, Raquel Quarezemin “as aulas de violão desenvolvem o gosto pela música, o raciocínio, eleva a autoestima dos participantes, tornando-os adolescentes mais seguros e capazes de enfrentar desafios. No próximo ano, além da Escola de EF Demétrio Bettiol as aulas de violão acontecerão também na Escola de EF Cristo Rei”, adianta.

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.