terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Editorial: Em defesa dos Direitos Humanos


Na tarde do dia 8 de dezembro, na manifestação por mais policiamento em Cocal do Sul, este site, foi “esculachado” por uma “liderança”, ou melhor, que se alto institui liderança do município. Gostaríamos de lembrar que o mesmo, no ano de 2013, ficou “indignado” por não aceitarmos fazer parte de um projeto que idealizava para publicitar o nome da sua empresa.

Na manifestação ele acusou, gravemente, que este site não contribui com a comunidade e por isso “iriam retirar o nome comunitário” deste espaço . Disse ainda que o Cocal Comunitário nunca esteve junto em nada na comunidade. Vamos relembrar somente as matérias atuais em que noticiamos as manifestações:


Isso, somente sobre a temática da falta de policiamento. Porém, podemos conferir as centenas de matérias nestes mais de dois anos de comunicação com foco na população. Algo que muito nos orgulho é a diferença que conseguimos fazer na cidade, principalmente por meio dos "Fala Comunidade", em que damos voz ao povo - isso é ser comunitário!

Do que o cidadão nos acusou? Acusou de defensores dos DIREITOS HUMANOS, título este que nos honra muito. Disse ainda que estávamos indo contra a comunidade em defender os direitos humanos. Sobre uma nota publicada na coluna “Cutucadas”, a qual criticamos a suposta afirmação de “amarrar vagabundo em poste”, reafirmamos que é uma infeliz colocação, e que não defendemos quaisquer que seja a violação dos direitos humanos.

Não são ideologias nossas esses tais de Direitos Humanos, é uma convenção das Nações Unidas. A “Declaração Universal dos Direitos Humanos”, de 1948, é de um período pós-guerra, da qual o Brasil é signatário, ou seja, é crime violar os Direitos Humanos. 
 - O Artigo 5° da declaração conclama que: “Ninguém será submetido a tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante”.
Já nos:
- Artigo 9º "Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado".
- Artigo 10º "Todo o homem tem direito, em plena igualdade, a uma justa e pública audiência por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele".
- Artigo 11º "I) Todo o homem acusado de um ato delituoso tem o direito de ser presumido inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias a sua defesa. II) Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituiam delito perante o direito nacional ou internacional. Também não será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso”.

Pautado na Declaração Universal dos Direitos Humanos estes são nossos argumentos. Se irão mesmo amarrar pessoas nos postes ou se isso foi usado como forma de chamar a atenção, não nós interessa e não acolheremos tal posicionamento.

Este site sempre esteve a serviço da comunidade e talvez a indignação seja pelo fato de não nos submetermos a “alianças” desejadas para benefícios de alguns.

Estamos assegurando nosso direito de livre manifestação de opinião, nunca distorcemos uma frase ou manipulamos falas, usamos de nossa opinião assinada para deixar claro que temos opinião sim. Defendemos uma segurança pública com um modelo comunitário, não somente policiais. Reafirmamos a necessidade de um debate sobre segurança pública com a comunidade, como com o número correto de efetivos.

Ficamos tristes com o direito de imprensa violado, quando um cidadão, inoportunamente, em uma manifestação pública, usa a fala para opinar sobre o seu desgosto com nosso meio de comunicação, tentando intimidar e manipular que as notícias sigam o caráter que alguns desejariam! A este “cidadão”, nosso repúdio.

Não sabemos se o pensamento deste cidadão representa o pensamento do movimento, porém o Site Cocal Comunitário, para manter a integridade de seus responsáveis, não acompanhará mais estas manifestações. Assim como pela garantia também do bom êxito das manifestações, da qual, por algumas opiniões, nós não “estamos sintonizados”!

Assumimos o compromisso principal com a comunidade, com os valores éticos, de justiça e de defesa dos Direitos Humanos e assim continuaremos assumindo.


5 comentários:

  1. Diga o nome dessa "liderança"

    ResponderExcluir
  2. Quero citar aqui algumas colocações, pois eu estava presente no dia.

    Em primeiro lugar, você errou em citar o tal cidadão como uma liderança. Aquele rapaz não é liderança nem aqui nem na China, ele apenas esta aproveitando da situação para aparecer.

    Em segundo lugar, penso que você perdeu a razão quando foi tirar satisfação ali no meio do povo com ele, pois se ele não fosse arregão, se fosse alguém com um pouco mais de coragem, vocês provavelmente iriam sair no tapa ali mesmo.

    Em terceiro lugar, parabenizo vocês por não serem puxa sacos de quem esta no poder como alguns outros meios de comunicação de nossa cidade. Pois o que mais vejo são alguns aproveitadores, que ficam pulando de galho em galho..sempre buscando beneficiar-se, buscando algo em troca. Pessoas sem princípios, sem caráter...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia,,,
    estava mais que na hora de alguem com coragem, falar algumas verdades a você que se diz jornalista, pois, você gosta de escrever no jornal Cocal Noticias, algo que voce acredita e bato palmas a essa pessoa que falou umas verdades e que voce fique atento e tambem analise bem, tudo o que você escreve na coluna e em seu blog, pois, tem assuntos ao qual voce descreve, que voce realmente mostra que voce nao é um jornalista e sim um filiado do PT. Como voce descreveu a uns dias atras em uma coluna do jornal, falando de uma juventude de um partido que esta querendo se promover, por realizar um evento beneficente, dá pra ver que voce é um coitado, se nós dessa juventude partidaria a qual voce mesmo escreveu na dita coluna quizessemos aparecer teriamos desde o primeiro momento se promovendo, ao qual ate agora nao aconteceu e quando se fala em solidario, nao precisamos mostrar quem somos e sim somente de que ajudamos sem mostrar quem são as pessoas, fica a dica a voce que se diz jornalista, escreve o que quer e nao gosta de ouvir o que merece......fica a dica....

    ResponderExcluir
  4. Hoje todo mundo que pensa diferente é do PT? achei é pouco o comentário contra os oportunistas do PSDB.
    Da bola não nego, recalque tucano bate na mudança social e faz o POVO feliz!

    CHUUUUUUUUUUUUUPAAAAAAAAAAAAAAA TUCANADAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    Sobre estes "grupinho" medinho deste site...

    ResponderExcluir
  5. E o caso do falso medico sul cocalense?

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.