segunda-feira, 21 de julho de 2014

Entrevista: Conheça o jovem Rafael de March

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

O Cocal Comunitário entrevistou o jovem Rafael de March,  para saber mais sobre a campanha “Um pouco de você pode ser o que Rafael precisa”, e sobre a doação de medula óssea. Acompanhe a entrevista exclusiva com o Rafael. 

Cocal Comunitário: Com as campanhas realizadas, muita gente em Cocal e região já sabe quem é o Rafael de March, mas conte um pouco para nossos leitores quem é você?
Rafael de March: Meu nome é Rafael de March Teixeira, tenho 28 anos, casado com Josiane Bloemer, morador de Cocal do Sul. Sou apaixonado por motos e sempre tive uma vida muito ativa, praticava vários esportes. Trabalho como técnico em mecânica em uma empresa da região.

C.C.: Rafael, como você soube que estava com leucemia? Quando aconteceu isso?
R.M.: Eu tinha acabado de casar, no final de outubro de 2011, ia pegar férias e sair de lua de mel, estava sentindo um cansaço constante, mas como eu trabalhava de mecânico não dei muita importância. Mesmo assim resolvi fazer um check- up, nesse exame deu algumas alterações no hemograma. A partir daí foi diagnosticado a Leucemia, então comecei a fazer quimioterapia.

C.C.: Teve um retorno da doença, e com ela toda uma mobilização de doação para o teste de medula. Como iniciou esta mobilização?
R.M.:  Após um ano e meio de tratamento, a princípio estava dando tudo certo, a cada dois meses fazia exames para controle. Após um anos e dois meses de controle foi feito exames e deu alterações. Foi feito uma punção lombar com biopsia e foi detectado que a doença voltou.
A campanha inicia-se de uma ideia que surgiu no hospital durante a internação, a princípio seria somente nas redes sociais, mas os amigos e familiares se prontificaram  em aderir a campanha, fazendo panfletos, camisetas e faixas. Nunca imaginei que ia tomar essa proporção.

C.C.: Desta campanha de doador de medula, muitas pessoas foram doar, assumiram a causa. Fale para os leitores o como é esta campanha e como pode doar?
R.M.:  A campanha está bem forte e bem divulgada, para você ser um doador voluntário de medula óssea é simples, rápido e fácil. É só se dirigir ao Hemosc, ter entre 18 a 54 anos e estar bem de saúde. É coletado 5ml de sangue da veia de seu braço e preciso preencher um formulário.

C.C.: Outras pessoas foram envolvidos na campanha, quem são estes “novos” jovens que estão agora também na campanha para receber uma medula?
R.M.:  Somos quato jovens com o mesmo problema (leucemia), em busca do mesmo objetivo: Rafael  de March Teixeira, de 28 anos, de Cocal do Sul; Natalia Ribeiro, de 25 anos, de Lauro Muller; Renan Anjo Carvalho, de 23 anos, de Cocal do Sul, e Perterson Dutra de Jesus, de 28 anos, de Cocal do Sul.

C.C.: Abrimos nosso site a esta campanha e a contribuir no que for preciso, o espaço é seu para deixar uma mensagem para nossos leitores...
R.M.: Gostaria de agradecer, primeiramente a Deus, e a todos que de alguma maneira estão me apoiando e ajudando nesta campanha (família e amigos), também a todos que foram doar sangue e se cadastraram como doador de medula óssea voluntário, e a todos que ainda irão. Peço ajuda de todos que ainda não são cadastrados como doadores de medula, que disponibilizem um pouco do seu tempo para irem ao Hemosc se cadastrar como doador de medula e salvar vidas, pois tenho muita fé que logo encontrarei um doador compatível. Quem sabe a minha cura e de outras pessoas podem estar em você. Doe vida em Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.