quinta-feira, 17 de julho de 2014

Comandante explica que projetos não atrasam por causa do Corpo de Bombeiros

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Depois de reclamações referentes ao atraso das análises e liberações de projetos pelo Corpo de Bombeiros em Cocal do Sul, o sargento Anderson Luiz Darella Lorenzin Fernandes, comandante do Pelotão em Urussanga, apresentou ao prefeito Ademir Magagnin e autoridades um relatório contendo os dados com relação às vistorias realizadas no município. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura.

O sargento informou que atualmente o Corpo de Bombeiro possui em aberto apenas sete verificações. O comandante explicou que as obras não atrasam por culpa do bombeiro. O problema está no proprietário. "Não há razão para dizer que o bombeiro não está trabalhando. Cumprimos a legislação. Têm coisas que são imediatas, outras a curto e a longo prazo. Cada um tem que verificar onde se enquadra e seguir os procedimentos. Quanto mais rápido o solicitante encaminhar o que é exigido, mais breve ele terá sua liberação, ainda mais agora que tudo passa a ser integrado, ou seja, a Prefeitura não liberará um alvará sem a autorização do Bombeiro e vice e versa”, ressaltou.

Fernandes afirmou ainda que das 350 vistorias realizadas neste ano, 91 receberam algumas exigências para adequações. “Até o momento, o Corpo de Bombeiro aguarda a solicitação de retorno para liberação. Há ainda 170 taxas pendentes de pessoas físicas e empresas que não adequaram o projeto para a realização da vistoria e 17 não pagaram a taxa de vistoria de habite-se”, ressalta.

“Este encontro foi importante para identificar que não há retenção longa na liberação do projeto e, sim, problemas na montagem do mesmo antes de ser encaminhado ao Bombeiro. Importante salientar que a nova Lei nº 11.157, que entrou em vigor em 7/11/2013, estabelece maior rigor e prazo de reapresentação do projeto devolvido para as correções e ou alterações. Durante o encontro nós solicitamos o empenho do sargento para que o município também possa ter um Analista de Projetos, buscando dar maior velocidade no processo de avaliação e liberação e com isso atender ainda melhor a necessidade da população", afirmou o secretário de Administração e Finanças, Clédio Fachin

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.