sábado, 12 de julho de 2014

Editorial: A sua opinião é, e sempre será, bem-vinda

cocalcomunitario@gmail.com

A internet. nos últimos anos tornou-se espaço de manifestações política, cultural, social, religiosa e de liberdade de opinião. Cada vez mais, e principalmente pós-manifestações de junho de 2013, a internet é espaço de formação de opinião política e de organização. Cada vez mais é usado o espaço virtual para reivindicar as demandas deixadas pelos poderes políticos.

Este site, o Cocal Comunitário, sempre se propôs a ser espaço de debate político, deixando aberto nosso canal de interação com o Povo, de forma livre para posicionamentos. Apesar da contrariedade de muitos, entendemos que o anonimato é sim uma maneira de se manifestar, reivindicar e expressar, principalmente em uma sociedade na qual os interesses e as perseguições, por causa de opiniões políticas, se tornam censura ao povo. Por isso, é válido o direito de manifestação anônima, desde que não colida com direitos fundamentais e valores constitucionais. Acreditamos e tentamos impedir qualquer comentário ligado a injúrias, ofensas e ataques moral e pessoal. 

Nesta mesma linha de pensamento, compreendemos que qualquer cidadão que ocupe cargos públicos está condicionado a receber criticas sobre a forma que administra e governa, seja prefeito, vereadores, secretários e cargos nomeados. Todos estão vulneráveis as opiniões contrarias a sua postura. Lembramos que nenhum cargo público tem 100% de aceitação popular e as críticas fazem parte da democracia.

O Cocal Comunitário, site que muitas vezes recebe críticas e elogios de seus leitores, também está vulnerável as opiniões, a favor ou contra. Lembramos que nunca censuramos nenhum comentário, mesmo que critique e ataque os responsáveis por este meio de comunicação. Temos clareza que muitas vezes, nas “opiniões” postadas neste site, não agradamos a todos, pois optamos por ser diferentes na forma de ver o mundo, com olhos críticos, postura voltada à comunidade e um olhar crítico sobre a política do interesse e das elites.

O Marco Civil da Internet, oficialmente chamado de Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014, em seu Art. 19 diz: “Com o intuito de assegurar a liberdade de expressão e impedir a censura, o provedor de aplicações de internet somente poderá ser responsabilizado civilmente por danos decorrentes de conteúdo gerado por terceiros se, após ordem judicial específica, não tomar as providências para, no âmbito e nos limites técnicos do seu serviço e dentro do prazo assinalado, tornar indisponível o conteúdo apontado como infringente, ressalvadas as disposições legais em contrário”.

Com isso, é importante destacar que não temos responsabilidade por comentários políticos publicados por leitores neste site. Entendemos como forma de censura as manifestações de perseguição e de intimidação para retirada de críticas aos comentários. Compreendemos que gestores públicos devem estar abertos a críticas e as posturas ácidas dos leitores. 

Estamos abertos a responder todas as dúvidas, questionamentos, perguntas e esclarecimentos dos leitores que se sentirem ofendidos. Mas qualquer dados e informações confidenciais, somente serão repassados por ordens judicial, seguindo os passos necessário e determinados pela Lei. Todas as manifestações, como direito de resposta, serão aceitos, sem necessidade de envolvimento judicial, e assim sempre o fizemos.

Cocal Comunitário, espaço de fazer a diferença e que todos sejam a diferença.

3 comentários:

  1. PARABÉNS pelos comentários! Gostaria que UMA autoridade do alto escalão lesse e refletisse. A mesma não aceita os comentários postados referente a ela e sua pasta. Andou tirando cópias dos comentários e as boas línguas dizem que até "BO" foi registrar para descobrir quem posta. ISSO COMO FORMA DE INTIMIDAÇÃO SIM. Que feeeeeiiio!!! Qualquer cidadão que ocupe cargos públicos está condicionado a receber criticas sobre a forma que administra e governa, seja prefeito, vereadores, secretários e cargos nomeados. Todos estão vulneráveis as opiniões contrarias a sua postura. Lembramos que nenhum cargo público tem 100% de aceitação popular e as críticas fazem parte da democracia. TEM QUE ESTAR PREPARADA. (Será que vai TER CORAGEM de buscar na Justiça quem postou as verdades???? ) Será o fim para a administração que buscou só técnicos para estar ao seu lado.... CHEGA DE PERSEGUIÇÃO E INTIMIDAÇÃO desculpem o desabafo!

    ResponderExcluir
  2. Será que foram pedir para retira as verdades colocas referente a educação??? vão criar vergonha! Sobrou tempo para registrar boletim de ocorrência?? Pregam a democracia e não querem ouvir verdades??? Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela matéria, muito bem colocada. Se não querem ouvir criticas façam bem feito seu trabalho .

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.