quarta-feira, 23 de julho de 2014

Opinião: Pelo direito de manifestação sem criminalização dos movimentos sociais

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Manifestar se tornou crime e indo contra a máxima jurídica, “todos são inocentes até que se prove o contrário”. Agora, para os movimentos sociais, “todos são culpados”. Vinte e três manifestantes foram presos e tiveram rejeitado o pedido de habeas corpus, sendo assim, tiveram prisão preventiva decretada. Os manifestantes em questão são envolvidos nas manifestações no Rio de Janeiro e investigados faz 7 meses.

Em entrevista, o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Wadih Damous, sobres as prisões de manifestantes em várias circunstâncias, disse: “foram prisões sem provas... Acabaram atingindo o direito à livre manifestação... O simples ato de se manifestar virou, no país, uma atividade criminosa”.

O que podemos tirar de lição destas prisões? A grande mídia ainda é braço da repressão com suas matérias nada neutras sobre as prisões, tratando os acusados já como bandidos. Voltamos a viver em atenção total, pois nunca sabemos quando seremos presos por se manifestar ou opinar. A livre manifestação democrática está em risco.

É vergonhoso que em um estado democrático os movimentos sociais são criminalizados, sem provas concretas, pois a versão de “testemunhas” bastaram para criminalizar e “condenar” os manifestantes. As prisões constituem ato eminentemente político e criam perigoso precedente para prisões de supostos crimes que não foram executados.

Na última vez que reprimiram os direitos de manifestação, prenderam, torturaram, mataram e vivemos mais de 20 anos em uma ditadura sanguinária e cruel. Não podemos permitir o retorno da repressão.

O que chama atenção é que, no caso de  um presidenciável, envolvido no atual caso de construção de um aeroporto em terras de parentes e para uso próprio, a mídia trata o mesmo como “suspeito“ e a justiça não decreta a prisão pela corrupção de 13 milhões.

A liberdade de manifestação é garantida por direito, não podemos aceitar repressão, censura, ataques aos direitos sociais de manifestar e de liberdade de expressão.

Manifestar não é crime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.