sábado, 20 de julho de 2013

Frio intenso com geada negra, alerta Governo do Estado de SC

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Desde sexta-feira (19/7) as temperaturas começaram a despencar do Sul do Brasil. E as previsões são de alerta para população de agricultores. No dia 17 de julho a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Educação emitiu um oficio circular, alertando para o fenômeno “geada negra”.

A “geada negra” é um fenômeno de clima extremamente frio e seco, com vento médio ou forte. Na geada comum, por exemplo, não há vento, e apenas as superfícies das plantas são congeladas. Já na “geada negra” o vento não permite que a superfície congela, mas, em contrapartida, congela toda a planta, que normalmente morre.

“Preocupados com as consequências que este fenômeno poderá acarretar aos catarinenses, solicitamos que essa Prefeitura tome providências antecipadamente no sentido de empreender esforços para atender, o mais prontamente possível, as demandas que surgirem no decorrer da geada”, traz um trecho do oficio, que alerta do risco para os moradores de rua, sugerindo que sejam abrigados temporariamente, nem que seja provisório.

A previsão da Epagri/Ciram é de temperatura negativa na serra catarinense, variando de -8°C a -10°C em cidades como Urupema, Urubici e São Joaquim, e de 0°C a 3°C no Litoral. Mas a sensação térmica deve se ainda menor.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

Em 1975 a “geada negra” que ocorreu no do Paraná trouxe consequências devastadores para a economia do estado, pois dizimou a principal riqueza da região: a produção cafeeira.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.