segunda-feira, 29 de julho de 2013

Para onde vai o monumento?

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Um monumento de Cocal do Sul foi retirado do local original. Para onde vai?

Os monumentos não deveriam ser retirados do local, mesmo que seja uma pedra com uma placa. Trocar um monumento histórico de local é tirar o sentido daquele monumento. Deveriam manter a originalidade da praça central.

Tiraram uma árvore e um monumento e com eles bancos e sombras... Qual o sentido de uma praça somente com uma calçada bonita? Se tornará uma simples “passagem”. 

As praças deveriam ser locais agradáveis para as pessoas permanecer ali, casais de namorados namorarem, crianças brincarem e assim ser um espaço de convivência.



Um comentário:

  1. - A árvore foi retirada pois estava condenada, existe licença ambiental e laudo de engenheiro agrônomo atestando, além do que ela será substituída por espécie nativa que não causa danos ao pavimento (outras árvores estão sob avaliação).
    - Os bancos serão substituídos por novos e recolocados após a finalização do piso.
    - O único monumento retirado do local é o de inauguração do sistema de fornecimento de água (SAMAE) em 1978, foi deslocado com autorização do SAMAE e será recolocado em local apropriado, perto do local original;
    - A originalidade da praça está sendo mantida na medida do possível, inclusive se observarem, todos os paralelepípedos dos canteiros estão sendo desenterrados, trazendo de volta os níveis e limites originais; infelizmente alguns detalhes precisam ser mudados;
    - A pavimentação da praça assim como do passeio (calçada) não é somente para ser "bonita", ela segue o conceito de acessibilidade, pautada na NBR9050, com piso tátil direcional e alerta, além de rampas e guarda corpos a serem instalados em momento oportuno;

    A informação é um direito de todos e neste caso específico, está disponível na Prefeitura Municipal. Agradecemos a opinião de todos, porém sugerimos que antes de emiti-la, é conveniente ter todas as informações necessárias.

    Att.
    Éverton.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.