quarta-feira, 24 de julho de 2013

Neve e gelo para todos

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

A neve fez que Santa Catarina se parecesse mais ainda com a Europa. Na segunda-feira (22/7) nevou até próximo ao litoral de Florianópolis. Nas regiões de Palhoça, na Serra do Tabuleiro, parecia pela manhã desta terça-feira os Alpes suíços. A BR-282 foi interditada pela neve e gelo na Pista.

No Oeste e Meio-Oeste e vale do Itajaí do Estado também nevou durante a noite e a madrugada, cidades como Mafra, Fraiburgo, Chapeco, Xanxerê, Iporã do Oeste, Blumenau e Rio do Sul e demais cidades destas regiões registraram neve.

Já Cocal do Sul registrou na madrugada desta quarta feira mínimas de 1° C. Com tempo limpos sem chuva, os gramados amanheceram congelados, cheios de geada, assim como vidros e tetos de carros que ficaram na rua esta noite.

O site da Epagri/Ciram Apresenta as cidades que nevaram e que tiveram Chuva Congelada. Confira:

Veja as definições e as cidades que nevaram:

Neve: precipitação de cristais de gelo translúcidos e brancos em geral de forma hexagonal e complexamente ramificados, formados diretamente pelo congelamento do vapor d'água que se encontra suspenso na atmosfera. É frequentemente produzida por nuvens do tipo stratus, mas também pode se originar das nuvens do tipo cumulus. A neve pode cair como partículas mais pesadas, as chamadas pelotas de neve ou como grãos de neve, com diâmetro inferior a um milímetro, e que formam flocos de neve que caem em pequena quantidade.

Neve (22/07/2013)

Água Doce; Angelina; Alfredo Wagner; Bom Jardim da Serra; Caçador Campos Novos Canoinhas Catanduvas Chapecó Coronel Freitas Curitibanos Dr. Pedrinho Erval Velho Fraiburgo Herval do Oeste Itaiópolis Itapiranga Iporã do Oeste Jaborá Joaçaba; José Boiteux; Lages; Lebon Régis; Major Vieira; Morro Azul (Timbó); Painel; Pinhalzinho; Pinheiro Preto; Otacílio Costa; Rancho Queimado; Rio do Campo; São Miguel d'Oeste; São Joaquim; Tangará; Timbó Grande; Urubici; Urupema; Vidal Ramos; Xanxerê; Xaxim

Neve (23/07/2013)

Antônio Carlos; Ascurra; Aurora; Blumenau; Bom Retiro; Botuverá; Dona Emma; Iraní; Guabiruba; Ibirama; Imbuia; José Boiteux; Leoberto Leal; Luis Alves; Lontras; Mafra; Major Gercino; Mirim Doce; Morro do Cambirela (Palhoça); Nova Trento; Pouso Redondo.; Presidente Getúlio; Predisente Nereu ; Rio do Sul; Rio Negrinho; Rodeio; Santa Cecília; Santo Amaro do Imperatriz; São Bento do Sul; São Bonifácio; Timbé do Sul; Três Barras; Vitor Meireles.

Chuva congelada: a precipitação cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial da neve antes de chegar na sua forma tradicional em flocos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.