sábado, 20 de julho de 2013

Jovens de Cocal do sul irão ver o Papa Francisco na JMJ

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

O maior encontro da juventude católica do mundo, a JMJ (Jornada Mundial da Juventude,) que será realizada na próxima semana no Brasil, terá a presença de 20 jovens de Cocal do Sul. Eles verão o papa Francisco no Rio de Janeiro. É esperado para o encontro com o papa cerca de 1,5 milhão de jovens do mundo inteiro. Para muitos jovens um momento único na vida.

Os jovens da paróquia Nossa Senhora da Natividade, representando o Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica, ficarão nos três dias finais ( 26, 27 e 28/7), dentro eles a vigília com o Papa.

Para ir à JMJ os jovens estão há mais de um ano se articulando com festas, retiros e barzinhos pós-missa para assim arrecadar dinheiro para poder levar representantes.

Para Cintia, coordenadora do grupo de oração, “a jornada é algo sem igual. É o sucessor de Pedro que está presente, muito mais que um passeio. É ir em busca de algo, amadurecimento na fé”.

Ocorre também a partir do dia 21 de julho a Semana Missionária, tendo início no domingo com a missa na matriz e logo após um evangeliza show. Durante a semana os jovens estarão indo em todas as comunidades nas celebrações, acompanhando os padres Eloir e Zezinho e o seminarista Daniel, falando sobre a JMJ.

O que é a Jornada Mundial da Juventude?

A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens. Ela reúne milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de compartilhar entre si a vivência da espiritualidade.

Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja.

Durante as JMJs acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas. Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus.

Em sua última edição, na Espanha, reuniu mais de um milhão e meio de jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.