quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Noite das indicações para melhoria de ruas na Câmara de Vereadores

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Na última terça-feira ocorreu a 37° sessão ordinária do Legislativo de Cocal do Sul e, apesar dos microfones estarem com um pouco de problema, a reunião se deu tranquilamente. Talvez possa até ser descrita como a “noite das indicações de melhoria de ruas”.

Foram duas indicações pedindo melhorias nas ruas da cidade e uma pedindo parada de ônibus. O secretário de Obras se fazia presente, então a indicação já foi direta aos seus ouvidos e o prefeito nem precisa cobrar.

O vereador João Geraldo Echeli (PSDB) indicou que se melhorasse todas as ruas da cidade, principalmente as quais possuem buracos nos asfaltos e as que lajotas estão em péssimas condições. Esta indicação levou a um debate sobre as condições das ruas e vários vereadores se manifestaram, levantando a polêmica: “De quem é a culpa das lajotas estarem assim todas soltas?”. A vereadora Angela Maria Mendes Anjo (PPS) lembrou que os moradores também devem tomar cuidado e ter bom senso de que quando as lajotas são recém colocadas, não pode-se logo utilizar a rua, e as vezes ate caminhão pesado passa. Também mencionou o problema que é causado em ruas recentemente lajotadas e lembrou que a responsabilidade é da empresa que fez e esta deve ser cobrada. O vereador Luiz Henrique de Bittencourt (PP) lembrou que a força tarefa para arrumar as ruas deve começar logo, Ele fez menção de que é preciso cobrar das empresas que ganham as licitações para construir as ruas e destacou: “como fiscalizadores devemos criar uma lei para proibir caminhão pesados em determinadas ruas”. O vereador Volnei Da Silva (PSD) lembrou que são cinco anos que a empresa tem de responsabilidade. E trouxe a tona que as dívidas ativas dos cidadãos estão sendo cobradas em cartório: “não podemos cobrar se as lajotas estão em condições precárias”.

O vereador Geraldo também fez uma indicação de que se construa duas paradas de ônibus no Rio Galo. A vereadora Roseny Cittadin Barbosa (PMDB), a Nega lembrou que no Bistek e no Centro também precisa-se de paradas de ônibus. O vereador Edson Rosso (PSDB) questionou se não é melhor esperar que as mudanças do trânsito aconteçam, para aí ver onde será as paradas. 

O vereador Agenor Pedroso (PDT) indicou que torne três ruas, que são de sentido único, mão dupla. As ruas Bela vista e Belo Horizonte, do Jardim Elizabeth, e a Rua Carlos Dromonnd de Andrade, do Jardim Itália. Segundo o vereador isso partiu de um abaixo assinado dos moradores pedindo as mudanças. Lembrou que as ruas possuem três metros de estrada e quatro de calçada de cada lado.



Um comentário:

  1. Os pavimentos intertravados de concreto, como tecnicamente são chamadas as lajotas, devem ser dimensionados por profissionais habilitados, normalmente engenheiros civis. O dimensionamento sempre deve iniciar com o estudo do solo em que se apoiará o pavimento, para que este seja "tratado" para atender às solicitações de tráfego. O estudo do subleito pode, por exemplo, determinar que se faça a compactação do solo. Estes cuidados são semelhantes aos que se tem ao dimensionar uma rodovia com revestimento asfáltico. Não sei se existe este controle mínimo, pois o que normalmente se vê, é um simples nivelamento da via seguido da colocação das lajotas.

    Segundo um dos métodos usados para dimensionamento, proposto pela Prefeitura de São Paulo, para regiões com tráfego leve, a vida útil de uma via local residencial pavimentada com lajotas deve ser de, no mínimo, 10 anos.

    Importante fiscalizar.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.