sábado, 12 de outubro de 2013

Opinião: Dia das Crianças, viva o consumismo!

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Foi por volta da década de 1960 que o Dia das Crianças ficou popular. Tudo por uma criação e propaganda. Foi quando a fábrica de brinquedos Estrela lançou a Semana do Bebê Robusto, junto com a multinacional Johnson & Johnson. Quem nunca sonhou em ter um brinquedo da estrela? Sempre desejava os brinquedos da Estrela. Meu pai, como trabalhador, mas mesmo assim com a consciência que deveria dar o melhor para os filhos, proporcionava por algumas vezes estes brinquedos. Claro que isso não me fez um consumista impulsivo, mas talvez os esforços em tempos difíceis fizessem a consciência saber que nem sempre é possível consumir o que se quer... Não é ruim querer dar um presente bom para seus filhos, porém como é dado e qual a quantidade?

Em artigo do dia, na Adital, Lais Fontenelle Pereira questiona porque dia 12 de outubro e não “20 de novembro, data da aprovação pela ONU da Declaração dos Direitos das Crianças” é comemorado o Dia das Crianças? Uma boa pergunta a ser feita!

A data comemorativa não retoma temas de defesa dos direitos das crianças, por vezes muitos que enchem de presente as crianças acreditam que “uma surra” ou uma “boa cintada” resolve o problema das crianças desobedientes. Será que é isso que as crianças necessitam, de “umas palmadas e presentes em datas comemorativas”. Quase que uma compra e venda...

Queria refletir sobre a importância dos direitos das crianças. Hoje o Brasil ainda sofre com o mau do trabalho infantil, da mesma forma que a exploração sexual de crianças e o abuso ainda são alarmantes e assustadores. Crianças são potencialmente preparadas para o tráfico de drogas em regiões de periferias. Como a violência é muito normal no mundo infantil (uma surra resolve) violência sempre vai gerar um circulo vicioso. Bater em uma criança é ensinar que violência resolve tudo. Não reclame de um adulto potencialmente violento.

Sem falar no consumismo, como as propagandas fazem mensagem de “compre e seja feliz”!

Corremos riscos tremendo com a maneira que tratamos nossas crianças. É preciso reinventar estas datas, com dia de defesa, de prevenção e porque não de experiência de solidariedade, em que as crianças possam ser solidárias...

Crianças precisam de amor. Dom Luciano Mendes de Almeida falava “criança nunca é problema é sempre solução!”.

Feliz Dia Das Crianças, com um gostinho de um novo paradigma para nossas crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.