sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Plano de Saneamento Básico tem previsão de 158 milhões

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A audiência pública para debater o Plano de Saneamento Básico de Cocal do Sul aconteceu na última quarta-feira (24/10) na Câmara de Vereadores. Cerca de 60 pessoas se fizeram presente para acompanhar os resultados apresentados pelos técnicos da Unesc, que são os responsáveis pela realização do Plano.

O Plano, no prazo de 20 anos, tem previsão de investimento de R$ 158.953.616,30.

A apresentação do plano é um resultado de trabalhos de campo realizado pelos técnicos e de audiências públicas anteriores, em que os mesmos escutaram as demandas vindas dos munícipes.

O plano de saneamento é uma projeção para os próximos 20 anos no município e as demandas estão divididas em metas urgentes, a curto, médio e longo prazo a serem realizados. O plano atende o contexto do saneamento nas áreas de água, esgoto, resíduos sólidos, drenagem urbanas e controle de vetores.

Algumas propostas foram apresentadas na audiência. Estas propostas são técnicas e de orientação dos profissionais da Unesc, pensando na melhor aplicabilidade do Plano a partir das necessidades que foram encontradas.

Segundo o secretário de Obras Elvio Scarpatto: “este plano vai nos dar os direcionamentos das obras de infraestruturas necessárias para o município. O prefeito Ademir Magagnin lembrou da importância do Plano e destacou: “quando assumimos a Prefeitura já existia um projeto para saneamento básico, mas percebemos que não existia um Plano para todo município e os recursos poderiam ser negados no Governo Federal. Corremos para realizar o Plano de Saneamento Básico, somente o projeto custou R$ 75 mil, e quando chegarmos para pedir recursos teremos um plano a ser apresentado, comprovando as necessidades do município. A partir daqui este plano vai para Câmara de Vereadores para virar lei”. O prefeito também informou que já se iniciou o projeto do canal auxiliar do Tio Tigre.

O próximo passo é a 1ª Conferência Municipal de Saneamento, que irá ocorrer a no dia 6 de novembro, na Câmara de Vereadores, às 19 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.